A Google anunciou o Gemma 3, o seu mais recente modelo de inteligência artificial

- Publicidade -

O Gemma 3 promete ser o melhor modelo de inteligência artificial capaz de operar num único GPU.

Após ter anunciado o Gemma 1 em fevereiro de 2024 e o Gemma 2 em maio do mesmo ano, a Google anunciou agora o Gemma 3, a versão mais recente da sua família de modelos de inteligência artificial abertos, para programadores.

Com mais de 100 milhões de downloads e 60.000 variantes no Gemmaverse, estes modelos foram concebidos para ter um desempenho ideal numa vasta gama de dispositivos, desde telemóveis até aos computadores de secretária. Desenvolvido com a mesma base de investigação do Gemini 2.0, o Gemma 3 está disponível nas versões 1B, 4B, 12B e 27B.

Um dos grandes destaques desta nova geração do Gemma 3, diz respeito aos recursos utilizados, com a Google a afirmar que é “o melhor modelo de acelerador singular do mundo”, , superando até mesmo o Llama-405B, o DeepSeek-V3 e o o3-mini nos benchmarks LMArena. Na prática, significa que requer apenas hardware com um GPU compatível.

O Gemma 3 oferece recursos avançados de raciocínio visual e textual, permitindo que a inteligência artificial analise imagens, textos e vídeos curtos para modelos do 4B. O LLM também tem uma janela de contexto de token de 128k e oferece suporte nativo a mais de 35 idiomas (+ suporte pré-treinado para mais de 140 idiomas). Os novos recursos incluem fluxos de trabalho com tecnologia de inteligência artificial através de chamadas de funções e modelos quantificados de alto desempenho que reduzem os requisitos computacionais.

Em termos de segurança, a Google introduz também o ShieldGemma 2, um verificador de imagens 4B que deteta conteúdo prejudicial e promete enfatizar uma gestão de dados cada vez mais rigorosa.

Esta novidade já pode ser testada através da ferramenta IA Studio, da Google.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados