Google anuncia Stadia, uma nova plataforma de streaming de videojogos

Já há algum tempo que a Google prometia entrar na indústria dos videojogos através de uma plataforma de streaming. Hoje foi o dia desse anúncio, que aconteceu com uma conferência dedicada na Game Developers Conference.

- Publicidade -

Google Stadia é o nome da nova plataforma, com promessas muito interessantes não só para os produtores, mas, acima de tudo, com foco nos consumidores.

A promessa do Google Stadia começa com algo bem simples: podermos jogar os nossos jogos favoritos em qualquer lugar, seja num computador, num smartphone, num tablet ou até numa TV. Basta depois utilizar o browser Chrome, uma aplicação ou um simples Chromecast.

Durante o evento, a Google fez uma simples demonstração onde era possível ver Assassin’s Creed Odyssey a correr em diferentes plataformas continuamente, à medida que se ia mudando de equipamento.

Assim, o Stadia promete ser uma espécie de YouTube dos videojogos, uma vez que podemos aceder ao seu conteúdo em qualquer lado.

A promessa deste serviço vai mais longe e destaca-se pela sua qualidade. No final de 2018, a Google testou o conceito deste serviço com o Google Stream, onde convidou jogadores de todo o mundo a experimentarem Assassin’s Creed Odyssey via Google Chrome. Na altura, o feedback foi bastante positivo, mesmo limitado a uma resolução 1080p a 30fps. Mas para o Stadia, a promessa é de uma experiência 4K com 60fps, HDR e som Surround.

Um dos jogos confirmados em palco para tirar o máximo de partido desta tecnologia foi DOOM Eternal, da iD Software, que será lançado no serviço a 4K e 60fps.

Mas mais ambiciosa é a forma como nós, utilizadores, vamos poder jogar os títulos do futuro. Muito resumidamente, será através de um clique. Segundo a Google, é possível estarmos a ver um vídeo de YouTube de um jogo, e, clicando num botão desse mesmo vídeo, estarmos a jogá-lo passados apenas cinco segundos. Sem loadings ou descarregamentos de dados.

NcTocsmbU rW1C8R9nQa8SR8JTksnZnafl2NsMzGqi2O0cAEiZawdMm5Biy1A7ALKZX9ZKwIFcg W zpk6FYxJsJpHE9z7CuqejzRs2 8yac2KzgqEEQAGv8UGuSSjsKnDfzekY=w2400

Outra funcionalidade que poderá ser usada é a capacidade de podermos jogar com youtubers e criadores de conteúdo de forma imediata através de um botão semelhante, entrando diretamente nas sessões de jogo dos nossos ídolos.

Além do serviço, a Google anunciou ainda uma peça de hardware e não foi nenhuma consola, mas apenas um comando.

Apesar do Stadia ser compatível com outros comandos e controlos, a Google terá um comando dedicado para esta plataforma com funções e botões únicos para determinadas ações, como um botão de captura de imagens e clipes e outro dedicado ao Google Assistant, onde será possível até pedir ajuda ao Google para passar um obstáculo.

Google Stadia

Segundo a Google, este serviço promete ser a plataforma de streaming mais avançada do momento, com cada utilizador ligado diretamente a uma máquina com quase o dobro da potência das consolas caseiras atuais, com cerca de 10 teraflops, comparados com os 6 da Xbox One X e dos 4.12 da PlayStation 4 Pro.

Infelizmente, o Google Stadia parece estar um pouco longe e é impossível, para já, ter a certeza de como funciona ou do quão boa será a qualidade de imagem, visto que vamos estar literalmente a jogar um vídeo.

A Google não revelou preços dos seus jogos ou qual o modelo de negócio a adotar, como por exemplo uma mensalidade à la Netflix, mas anunciou que o Google Stadia vai chegar ainda este ano a vários territórios, não se sabendo se Portugal será um deles.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

13,026FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
788SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

Halo Infinite recebe novas imagens e detalhes da versão PC

A nova atualização de desenvolvimento do jogo inclui novos detalhes.

Days Gone chega ao PC a 18 de maio

Com otimizações exclusivas.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Novo filme de Dragon Ball Super prestes a ser anunciado

Houve um leak acidental... do site oficial.

First Cow vai ficar disponível em Portugal em exclusivo na MUBI

Quererá isto dizer que não vai chegar aos cinemas portugueses?

Análise – Teclado G.Skill RIPJAWS KM570 RGB

Oiçam o clicar das teclas deste teclado da G.Skill.