Global Teacher Prize distingue o professor ou professora do ano com 30 mil euros

Portugal é um dos primeiros países na Europa a implementar uma edição nacional do GTP – Global Teacher Prize. Este prémio distingue, em cada ano, professoras e professores que tenham desenvolvido as soluções consideradas mais inovadoras para lidar com desafios concretos em contexto escolar. Trata-se de um prémio que decorre em paralelo com a edição do GTP mundial, sendo o/a vencedor/a em Portugal automaticamente apurado para a eleição do/a professor/a do ano a nível global, cujo prémio é de um milhão de dólares, e que conta já com três edições.

As candidaturas nacionais, que acontecem online, decorrem entre 6 de Fevereiro e 18 de Março, com o anúncio dos finalistas a ser revelado a 19 de abril e a divulgação do vencedor a 3 de maio.

As candidaturas estão abertas a todos os professores de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 12º ano, de todas as áreas, do ensino público, do ensino particular, cooperativo e especial, em atividade em Portugal ou em instituições nacionais. Basta preencherem um formulário próprio e defender porque motivo entendem merecer o prémio.

Uma equipa de auditores da consultora internacional PWC valida as candidaturas e, posteriormente, um júri multidisciplinar procede à avaliação e elege o/a vencedor/a, que vai receber os 30 mil euros. O prémio vem reforçar o reconhecimento pelo papel central que os professores têm na formação de sociedades mais desenvolvidas, mais ricas e mais justas.

Para implementar o prémio em Portugal, a Global Teacher Prize conta com o envolvimento da Fundação GALP como parceiro principal e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Federação Portuguesa de Futebol na amplificação da iniciativa.

O Global Teacher Prize Portugal foi criado também para partilhar saberes e trazer o assunto “Educação” para a ordem do dia, sensibilizando e responsabilizando toda a comunidade para a importância do contributo de cada um, criando novas respostas aos desafios que se apresentam.

A nível internacional, o GTP, que surgiu em 2015, recebeu mais de 5.000 candidaturas, de professores de 127 países.


 

- Publicidade -

Sigam-nos

10,451FansCurti
4,044SeguidoresSeguir
532SeguidoresSeguir

Relacionados

Tools4Edu. Esta plataforma disponibiliza tutoriais e boas práticas a professores e alunos

Há várias plataformas digitais que permitem as aulas à distância, mas nem todos estão à vontade com a tecnologia. Para os docentes, os miúdos e os pais, decifrar estas ferramentas pode revelar-se um pesadelo. E com as escolas fechadas sabe-se lá até quando, as salas de aula passaram a ser a casa de cada aluno e professor.

(Terminado) Passatempo – Estamos a oferecer 12 meses de Xbox Game Pass Ultimate

Em parceria com a Microsoft Portugal, estamos a oferecer 12 meses de Xbox Game Pass Ultimate, sem qualquer custo adicional. Descubram como participar.

Está de volta a iniciativa que reconhece o papel dos professores em Portugal

Chama-se Global Teacher Prize e é uma iniciativa presente em mais de 120 países, com o intuito de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o mundo.

Nova edição dos Novos Talentos FNAC tem muitas novidades este ano

Sob o lema "Mostra-te ao Mundo", a nova edição do concurso Novos Talentos FNAC vai premiar jovens artistas nacionais...
- Publicidade -

Mais Recentes

Estão com problemas em aceder à HBO Portugal? Não são os únicos

Desde ontem que vários utilizadores estão impedidos de ver séries e filmes na plataforma.

Paraíso dos cachorros quentes chegou a Setúbal. Mas só está disponível na Uber Eats

Dos mesmos responsáveis pelo excelente Burguesa na cidade, chega-nos agora um spot dedicado aos hot dogs.

Canal Disney Channel Family Fun começa a funcionar no Dia da Criança

Este é um canal temporário, funcionando até final do mês de junho.