Ghost of Yōtei apresenta-se com nova jogabilidade, mais liberdade e visuais incríveis no State of Play

- Publicidade -

A Sucker Punch fez uma demonstração extensa de Ghost of Yōtei com o mais recente State of Play, revelando mecânicas, sistemas de combate e modos de jogo que aprofundam e refinam a fórmula de Ghost of Tsushima.

Com cerca de 20 minutos de duração, a transmissão do mais recente State of Play permitiu conhecer em grande detalhe, como será o mundo aberto de Ghost of Yōtei – a sequela de Ghost of Tsushima –, novamente preparado pela Sucker Punch, desta vez ao controlo de uma nova protagonista, Atsu, num jogo que procura envolver o jogador num mundo vivo, mas não excessivamente orientado por tarefas obrigatórias.

Não se trata de assinalar tudo num mapa. Trata-se de interagir com aquilo que te entusiasma”, como explicou o diretor criativo Nate Fox, num dos momentos-chave da apresentação, que podem assistir aqui.

Ghost of Yōtei,promete assim querer quebrar o molde de jogos de mundo aberto que têm tendência a ficar sobrelotados e apresentarem-se em listas infinitas – e por vezes confusas – de objetivos. Para atingir essa ambição, em vez de seguir ícones marcados automaticamente no mapa, os jogadores vão poder descobrir o conteúdo ao seu próprio ritmo, com a ajuda de um novo sistema de pistas.

Ao derrotar inimigos, será possível interrogá-los e obter cartas que contêm informações relevantes. E à medida que se juntam pistas suficientes, estas transformam-se em indícios que orientam naturalmente a exploração, sem obrigar a seguir trajetos fixos, oferecendo um progresso mais natural, orgânico e, até, realista, com fortes inspirações no conceito de RPG.

Na apresentação também foi possível assistir como este ritmo livre também se aplica ao combate, onde Atsu poderá usar um vasto leque de armas diferentes, adaptadas a tipos distintos de inimigos, no que parece ser uma alteração em relação ao jogo anterior, onde eram diferentes posturas que se podiam alternar de acordo com a necessidade.

Também foi confirmada uma personalização mais aprofundada em relação ao passado, dando total controlo do uso de peças de armadura, fatos, chapéus e mascaras, moldando por completo a experiência individual dos jogadores. E, claro, também foi possível espreitar um pouco do modo de fotografia, que estará de regresso para os jogadores poderem registar esta nova aventura.

Apesar de Atsu se lançar numa missão solitária e de vingança, ao longo do jogo será possível criar laços com um grupo de aliados conhecido como Wolf Pack. A interação com estes companheiros pode ser feita sempre que o jogador monta um acampamento, podendo não só explorar história, mas também fazer compras, gerir recursos e alocar pontos, sem necessidade de navegar a pontos específicos dos mapas, de forma a manter o foco do jogador na sua direção da sua aventura.

Outro aspeto que surge melhorado em Ghost of Yōtei, face ao seu antecessor, é a adaptação completa à dobragem opcional em japonês, que desta vez inclui sincronização labial completa. Para muitos fãs, esta opção será a forma mais autêntica de experienciar o mundo criado pela Sucker Punch, inspirado no cinema samurai e na estética clássica japonesa.

E por falar em cinema Samurai, Ghost of Yōtei regressa com o popular Modo Kurosawa, com um filtro de imagem calibrado a preto e branco, com efeitos sonoros envelhecidos e vento acentuado – para transmitir um tom mais dramático à aventura. Adicionalmente, a Sucker Punch incluiu outros dois modos muito interessantes: O novo Modo Miike, numa homenagem ao cinema de ação de Takashi Miike, que aproxima a câmara da personagem e intensifica o realismo visual, com lama e sangue em destaque durante os combates. E o Modo Watanabe, numa experiência que substitui a música tradicional por faixas lo-fi selecionadas por próprio Shinichirō Watanabe, criador de Samurai Champloo e Cowboy Bebop, com o objetivo de evocar uma mistura entre tradição e modernidade.

A julgar pela apresentação de Ghost of Yōtei, a nova aposta da Sucker Punch promete aprofundar e polir a fórmula estabelecida em Ghost of Tsushima, com maior liberdade, mais personalização e uma ligação ainda mais direta à identidade cultural que inspira o jogo. A Sucker Punch descreve-o como uma evolução natural, focada no jogador, na escolha e na descoberta.

Ghost of Yōtei será lançado a 2 de outubro para a PlayStation 5.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados