Gestão de frota: como reduzir os custos de manutenção e de combustível?

A tecnologia e a inteligência artificial já não são apenas produtos da nossa imaginação, inspirados por filmes de ficção sobre um qualquer futuro distópico.

reduzir os custos de manutenção e de combustível
- Publicidade -

O futuro já chegou – e é bem real em variadas áreas. O nosso país tem liderado, por exemplo, em algumas destas, com várias empresas a assumirem um papel de destaque. É o caso da Stratio Automotive.

A Stratio Automotive é uma empresa portuguesa que apostou num produto tecnológico inovador no mercado – um sistema para gestão de frotas suportado por inteligência artificial.

Gestão de frotas suportada por inteligência artificial

A tecnologia desenvolvida pela empresa analisa dados em tempo real tendo como base a informação produzida pelos veículos que, depois, são utilizados na gestão de frotas, como por exemplo a nível da otimização de rotas e manutenção de frotas de veículos.

A empresa desenvolve inteligência artificial com algoritmos que detetam falhas e problemas de performance em camiões e autocarros de passageiros.

Parece simples, mas não é, até porque envolve muito trabalho com equipas multidisciplinares. A equipa da Stratio Automotive reúne colaboradores na área da investigação automóvel, mas também profissionais de topo, ligados tanto ao hardware como ao software. Isto para além de equipas que trabalham ao nível da Inteligência Artificial em estreita parceria com instituições académicas e de investigação a nível europeu, como a ESA (Agência Espacial Europeia), a Universidade de Halmstad na Suécia e o Instituto Superior Técnico em Portugal.

Automatização da Gestão de Frotas?

A empresa oferece a solução de manutenção preditiva mais poderosa e integrada da indústria, controlo de operações baseado em dados, e o único sistema inteligente de ecodriving disponível para frotas multimarca.

O produto desenvolvido pela Stratio Automotive procura dotar os gestores de frota de toda a informação possível de acordo com cada veículo, tendo em conta a tipologia do uso específico e substituindo uma manutenção reativa por uma manutenção preditiva para camiões, autocarros e veículos industriais.

Assim, passa-se a saber exatamente quando trocar um determinado componente chave e qual o momento certo para o veículo ser intervencionado. O produto monitoriza não apenas o motor dos veículos, mas também os sensores dos sistemas de suspensão, climatização, travagem, transmissão, escape e eletrónica.

A solução desenhada pela Stratio Automotive funciona em tempo real, usando informação recolhida por sensores no veículo e processada nos servidores da empresa, onde os algoritmos da Inteligência Artificial permitem antecipar os problemas – de desgaste a avarias graves – antes que estes aconteçam de facto.

O produto é compatível com todos os veículos pesados, independentemente da sua tipologia, o que é uma vantagem, já que permite servir vários tipos de frotas diferentes.

Redução em 12% em custos de manutenção e 8% em custos de combustível

A Stratio recorreu à tecnologia espacial e introduziu o conceito de previsibilidade na equação. O resultado foi um produto que permitiu aos seus clientes reduzir entre 10 a 20% os custos de manutenção, assim como uma redução média de 8% em custos de combustível e respetiva diminuição de 93 toneladas de emissões de gases poluentes.

A empresa tem escritórios em Lisboa, Londres e Singapura, para além de Coimbra, onde nasceu e cresceu. A Stratio Automotive tem sido objeto de várias reportagens: “3 minutos a inspirar Portugal”, RTP 3 e tem sido convidada para participar em vários eventos, como a Web Summit em 2019.

É uma das empresas apoiadas pelo centro de incubação da Agência Espacial Europeia (ESA) em Portugal, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes.

Depois de ter recebido investimento exclusivamente estrangeiro com uma ronda de três milhões de euros em 2018, tem projetos a decorrer em quatro continentes, desde a França ao Reino Unido e Holanda, passando pela Rússia, México, Singapura e Austrália entre outros.

Algumas das maiores empresas de transportes de passageiros a nível europeu e mundial como a KEOLIS, RATP e SBS TRANSIT confiam grande parte da sua frota à tecnologia da Stratio.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

13,026FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
788SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Interior do castelo de Torres Novas vai ser reabilitado

Também a acessibilidade ao seu interior, até aqui difícil e restritiva, será melhorada.

Concerto de Andrea Bocelli em Coimbra dividido em dois dias

Uma vez que a lotação do Estádio Cidade de Coimbra será de 50%, esta foi a forma encontrada pela promotora MOT e pela Direção-Geral de Saúde para a realização do espetáculo.

NOS lança o seu primeiro router com tecnologia Wi-Fi 6 em Portugal

É o primeiro router produzido com materiais 100% reciclados.