Edifícios das Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde de Óbidos serão revitalizados

- Publicidade -

As Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde de Óbidos constituem um património ímpar que testemunha a condição multicultural profundamente arraigada na população de Lisboa.

As Gares Marítimas de Alcântara e Rocha do Conde d’Óbidos foram selecionadas pelo programa Watch 2022, do World Monuments Fund (WMF), como um dos 25 lugares com importância cultural extraordinária, que enfrentam desafios globais e requerem uma preservação urgente e vital para as comunidades locais.

As Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde de Óbidos constituem um património ímpar que testemunha a condição multicultural profundamente arraigada na população de Lisboa. Como espaço de inter-relação com outras culturas, a construção destes edifícios na área portuária de Lisboa coincide com o fim da Segunda Guerra Mundial.

O World Monuments Fund vai trabalhar com o Porto de Lisboa, não só na conservação dos murais de Almada de Negreiros, mas também na estruturação de uma estratégia de gestão cultural das gares, prevendo a sua abertura ao público e a sua programação cultural, dentro e fora de portas, em colaboração com as empresas da área e outras instituições culturais que se pretendam associar ao projeto.

O Projeto será desenvolvido por uma equipa constituída pela Administração do Porto de Lisboa, o World Monuments Fund Portugal, a Associação ANSA (Almada Negreiros Sarah Affonso), a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – nomeadamente o Instituto de História de Arte e o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais -, o Laboratório Hércules, no âmbito também do projeto O desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros, a Faculdade de Arquitectura de Lisboa e a empresa Nova Conservação.

Criado em 1965, o World Monuments Fund (WMF) é uma organização independente dedicada a proteger património de relevo em todo o mundo, para enriquecer a vida das pessoas e construir pontes de entendimento mútuo entre culturas e comunidades.

Desde o seu início, o programa Watch tem sido uma ferramenta de sensibilização para o património que concede proteção e apoio para a sua preservação. Até ao momento, o WMF já contribuiu com mais de 110 milhões de dólares para projetos, em mais de 300 lugares, e a visibilidade concedida pelo Watch ajudou as comunidades locais a alavancar 300 milhões de dólares adicionais, de outras fontes.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados