É um programa que, no momento em que estreou, automaticamente se transformou num fenómeno de audiências. Falamos, claro, de Pesadelo na Cozinha, programa da TVI que muito ganhou com a personalidade de Ljubomir Stanisic, chef jugoslavo que tem uma personalidade muito própria e que encaixa que nem uma luva no formato do programa.
O primeiro episódio da primeira temporada de Pesadelo na Cozinha estreou a 12 de março de 2017, tendo terminado a 4 de junho do mesmo. Já a segunda temporada, e isto após muitas incertezas e dificuldades em arranjar restaurantes que quisessem participar, estreou a 9 de setembro do ano passado, terminando a 25 de novembro.
Apesar do sucesso, a audiência da segunda temporada já não foi tão significativa como na primeira. Mas isso não foi problema com a TVI, que, ao que parece, quis segurar Ljubomir Stanisic para uma terceira temporada.
Quem o garantiu foi o chef jugoslavo, numa entrevista que deu ao programa Prova Oral, de Fernando Alvim, e que vai para o ar todos os dias às 19h na Antena 3.
“Sou obrigado a fazer mais um Pesadelo, tenho um contrato assinado. Tenho de fazer mais um programa de 10 episódios. Não me apetece fazer e não o faria, mas assinei com a Shine Iberia e tenho de cumprir.”
Ljubomir também garantiu que não sabotava os equipamentos dos restaurantes que visitava, não acreditando que a própria produção o fizesse.
Curiosamente (ou não), o conhecido chef referiu que tinha propostas da concorrência da TVI: “Tenho muita coisa em cima da mesa. Tenho propostas do Daniel Oliveira (da SIC), da RTP, da própria TVI… Mas a minha vida é cozinha, e não a televisão. Portanto nem sei o que vou decidir.”
Esta indecisão de Ljubomir explica-se facilmente com o facto de o próprio não ser apresentador, mas sim um profissional da cozinha. Aliás, o chef abriu no passado dia 28 de fevereiro o novo 100 Maneiras, e é ao restaurante que se quer dedicar nos próximos tempos.
Mas fica aqui confirmada a terceira temporada de Pesadelo na Cozinha. Resta agora saber quando é que irá estrear, mas, se não for este ano, será seguramente em 2020.