Entendam qual vai ser o futuro do Blockchain e quais serão os benefícios para as empresas

- Publicidade -

Muito se tem vindo a dizer sobre o futuro do blockchain e as funcionalidades que traz consigo, mas a verdade é que nem toda a gente sabe que a evolução dessa tecnologia começou há quase 10 anos e que, atualmente, estamos a assistir ao nascimento de inúmeras aplicações dessa tecnologia, até mesmo fora do setor de criptomoedas.

Por exemplo, nos anos eleitorais que passaram, foi possível perceber que algumas empresas utilizaram várias soluções criadas a partir desse sistema, o que cria a possibilidade de um voto muito mais seguro. Afinal de contas, é totalmente impossível alterar os dados que já estão presentes dentro da cadeia de blocos.

Outro ponto que é muito importante sobre essa nova tecnologia é que, uma vez que possui um banco de dados descentralizado, é eliminada a necessidade de qualquer terceiro para autenticar e proteger os dados que estão presentes dentro da cadeia de blocos.

Por mais que essa tecnologia seja revolucionária, a verdade é que eainda não conquistou o mercado de vez, mas tem vindo a ser muito utilizada em pesquisas e também no setor agropecuário.

2021 foi um ano muito importante para esse setor e podemos apostar que, a partir desse ano, a adoção dessa tecnologia vai ocorrer cada vez mais frequentemente, sendo utilizada para otimizar processos, reduzir custos e também aumentar a proteção de registos.

Por mais que o setor principal dessa tecnologia continue por ser o das criptomoedas, existe também uma grande procura pela tecnologia para programas de fidelidade, além de que muitos bancos estão a procurá-la para gerar as suas próprias carteiras digitais.

Pode ser um grande ponto de partida na negociação de criptografia em plataformas de confiança, tais como a Immediate Edge.

Como é que isso interfere na Internet das Coisas

Com o crescente amadurecimento do setor de cadeia de blocos, Smart cities e também da indústria 4.0, estamos a aproximar-nos cada vez mais da Internet das Coisas. Hoje em dia, inclusive, já estamos a trabalhar com padrões de mercado dentro de pequenos dispositivos, que já têm integração com diversos protocolos da blockchain.

Essa vai ser uma tendência extremamente forte para os próximos anos, pelo que veremos com muita facilidade a evolução dos protocolos e também do setor de finanças descentralizadas. No fim de contas, todos os setores vão entrar sem medos dentro dessas tecnologias, já que facilitam imenso a manipulação dos dados e permitem uma aproximação mais acelerada de projetos e protocolos.

Qual o futuro da humanidade dentro desse avanço tecnológico

Quando falamos sobre avanços tecnológicos, é muito importante que entendam que, nos últimos 150 anos, o ser humano saiu da carroça, foi para o carro, para o avião e, agora, já está a ir até Marte. A verdade é que o avanço tecnológico ocorre muito mais rapidamente do que o avanço da raça humana, ou seja, antes que consigam dar conta do que está a acontecer, já estaremos numa nova era de tecnologia.

O próximo grande passo para a evolução humana, muito provavelmente, passará pela integração da nossa realidade física com a realidade virtual. Imaginem um mundo onde podem ser quem vocês quiserem, onde a vossa realidade não vai estar presa em quem vocês são fisicamente falando. É precisamente isso que todo esse avanço tecnológico vai conseguir oferecer para as próximas gerações e, quem sabe, até mesmo para nós.

Claro, tudo acontecerá com muito cuidado e cautela. Enquanto temos empresas bilionárias a quererem chegar a outros planetas, e também estabelecer colónias por lá, aqui na Terra temos empresas que estão a querer avançar dentro do setor computacional.

Muitas pessoas acreditam que essas novas tecnologias servem apenas para o setor de criptos, mas, a pouco e pouco, a conscientização sobre como funciona o blockchain e todos os outros avanços tecnológicos vai acontecer.

Por exemplo, há 15 anos, se falassem que hoje em dia grande parte da população teria nas suas mãos um computador super potente, provavelmente diriam que eram malucos. Afinal, era algo inconcebível na época.

Mas se pegarem no vosso smartphone atual e o compararem a um portátil que saiu há 15 anos, rapidamente perceberão que as coisas estão muito mais avançadas do que imaginam.

Neste novo mundo que está a nascer, dar-se-ão bem aquelas pessoas que já se estão a atualizar, que têm vindo a estudar esses mercados e tecnologias para conseguir aproveitar todas as melhores oportunidades que acabarão por surgir.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados