Futura Estação de Santo Ovídio será a mais complexa feita pela IP em Portugal

- Publicidade -

Pretende-se que a estação seja um espaços emblemático da cidade.

Foi apresentado, na semana passada, no Auditório Municipal de Gaia, o Plano de Pormenor da futura Estação de Santo Ovídio.

Na abertura da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal do Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, felicitou todos os presentes e reconheceu a “necessidade técnica de fazer uma estação em Vila Nova de Gaia”. Segundo o autarca, este investimento ferroviário beneficiará a mobilidade dos gaienses e todos os portugueses que viajam de comboio no eixo atlântico entre Vigo, Porto e Lisboa.

Na sessão de apresentação do projeto, Carlos Fernandes, Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal explicou que será a “estação de maior complexidade que fizemos em Portugal”, uma vez que contará com plataformas de mais de 400 metros de comprimento, construída a cerca de 60 metros de profundidade.

Sobre a estação, foi revelado que terá dois edifícios de passageiros, um a Norte e outro a Sul, que serão dotados de estacionamento para 475 e 30 viaturas, respetivamente. O Edifício de Passageiros Norte confrontará com a Estação de D. João II da linha amarela do Metro do Porto. Já o Edifício de Passageiros Sul será implantado junto à Praça de Santo Ovídio, dispondo de ligação direta às estações das linhas amarela e rubi do Metro do Porto.

No que diz respeito às ligações de transportes coletivos, foi revelado que haverá ligação às linhas Amarela e Rubi (atualmente em construção) do Metro do Porto, bem como conexões com o transporte rodoviário. Esta infraestrutura faz parte do primeiro troço da LAV entre Porto e Oiã (distrito de Aveiro), procurando assim maximizar a utilização da ligação de alta velocidade entre o Porto e Lisboa.

Pretende-se que a estação seja um espaços emblemático da cidade, onde possam ser acomodadas áreas comerciais e serviços de apoio aos passageiros.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados