Forneria – Uma pizzeria com opções deliciosas

Quem conheceu a zona oriental de Lisboa com as suas indústrias desativadas e chaminés fantasmagóricas, a mesma onde hoje se situa o conhecido Parque das Nações e bairros adjacentes, pode perfeitamente deixar-se surpreender por espaços como o Forneria.

- Publicidade -

Na proximidade com a grande superfície comercial, muitas infraestruturas desta área resultaram do projeto de fazer renascer uma parte da cidade que fosse voltada para o mundo e a modernidade.  Nesse espírito, o Forneria não se trata de mais um estabelecimento dedicado ao bom vinho e à boa comida; logo que entramos, percebe-se que estamos a oriente de Lisboa da mesma forma que poderíamos estar a oriente de Roma ou Veneza.

O espaço amplo conjuga-se admiravelmente com um ambiente acolhedor, sugestivo da tradição latina, a que se alia o décor contemporâneo, leve e refinado. Nesta experiência a quatro, que se revelou um desafio superado com mestria por Mário, colaborador do espaço que nos orientou durante todo o jantar, começámos pelo couvert, constituído por Focaccina de Alecrim com Pesto. É uma iguaria em que se destaca o pão estaladiço, cozido no forno a lenha tal como as pizzas, todas feitas na hora, e o molho perfeito, de ingredientes intensos, mas equilibrados.

Como entrada, foi-nos aconselhada a Burrata DOP com tomate e pesto e a Bruschetta de Queijo de Cabra com Azeitonas e Tomate Seco. São pratos de confecção aparentemente simples, pela junção da verdura com o tomate e o queijo, mas deliciosamente saborosos graças à forma como são preparados, isto é, pensados para surpreender o paladar dos clientes. Mesmo o sabor intenso do queijo de cabra vai combinar perfeitamente com a bruscheta, pelo que podem (e devem) pedir estas opções de Antipasti.

Merecem igualmente destaque as bebidas, outra surpresa de provar e chorar por mais: os belos cocktails para todos os gostos, desde os granizados alcoólicos, bem bem gelados, aos não alcoólicos e suaves, que misturam a fruta tropical e saborosas ervas aromáticas.

Seguiu-se a tentadora comida italiana, como não podia deixar de ser. Os pizzaiolos trabalham a todo o gás sobre um amplo balcão, onde dão forma às mais variadas pizzas. Para grupos, é interessante optar por diferentes pizzas e partilhar. A Pizza Don Corleone (Tomate, mozzarella fior di latte, ventricina, cebola roxa e queijo taleggio) e a Pizza Formogiosa (Mozzarela fior di latte gorgonzola, nozes, pêra e pasta de trufa branca), nossas escolhas, situam-se, sem dúvida, entre as melhores. O seu exótico paladar resulta da combinação inesperada entre os ingredientes tipicamente mediterrâneos e uma abordagem a sabores estivais.

No caso da Don Corleone, funciona otimamente na sua junção entre os diferentes queijos e a suculenta ventricina, sendo uma das pizzas pela qual devem optar em caso de visita à Forneria. Já a Pizza Formogiosa, o contraste entre todos os ingredientes funciona estranhamente bem, com as nozes e a pêra a destacarem-se bastante.

E depois das pizzas, as massas, claro, que não poderiam ficar esquecidas. Entre as diversas sugestões, destaca-se a Linguine Forneria com camarão, cogumelos frescos e manjericão e o Spaghetti al Aglio e Olio (alho, malagueta, salsa e parmigiano), ambos pratos de intenso paladar. Não se trata de mais esta massa ou aquele molho, mas sim de excelentes iguarias que primam pela qualidade da confeção, dos ingredientes e pelos seus sabores únicos. Na linguine, por exemplo, essa intensidade está patente no uso de camarão, que marca logo o prato. Já o prato de spaghetti destaca-se pelo travo da malagueta, ideal para os fãs de algo mais picante.

Para finalizar, a sobremesa: Pizza de Nutella e Doces de Frutos do Bosque, uma opção que equilibra o travo acentuadamente doce do chocolate derretido com a doçura dos frutos vermelhos, tudo conjugado com uma base de massa fina, tenra, saborosíssima.

O Forneria é, definitivamente, uma referência inesquecível em matéria de gastronomia numa zona de espírito cosmopolita contemporâneo e que oferece uma alternativa de grande qualidade aos fast-food das imediações. Se querem um dos melhores locais em Lisboa para uma bela sessão de pizzas, então não precisam de procurar mais.

O restaurante Forneria está aberto todos os dias das 11h às 23h. As reservas devem ser feitas ligando para o 218 039 954 ou 933 294 274.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

EMMA. O novo restaurante de Cascais foi pensado para toda a família

Há uma escola de yoga e paddle, um bar de praia e uma loja da Quiksilver. É o primeiro e único Family Beach Club nas praias da linha.

Chef Stories. Há um novo restaurante dedicado à carne em Azeitão

O espaço tem como objetivo a partilha e está inteiramente dedicado a amantes de carne.

Há um novo restaurante McDonald’s na Ribeira do Porto

É a segunda abertura de um restaurante da marca em 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

LENNA. Nova marca aposta em sapatos vegan, sustentáveis e feitos em Portugal

Na verdade, trata-se de uma fusão entre alpercatas e ténis. E é bem provável que tenhamos aqui a sensação do verão.