O Grande Prémio do Azerbaijão esteve de volta, mas desta vez com um novo formato: uma sessão de treino na sexta-feita, seguida de qualificação para o Grande Prémio de domingo. O treino de sábado foi substituído pela qualificação (Sprint Shootout) para a corrida de Sprint que aconteceu no mesmo dia. Com ambas as sessões de qualificação a serem dominadas por Charles Leclerc, o Ferrari do Monegásco não teve ritmo de corrida para o levar a subir ao lugar mais alto do pódio em nenhuma das ocasiões. Do outro lado, sem surpreender, a Red Bull volta a estar impossível de igualar.
O domínio da Red Bull continua como seria de esperar, e embora a Ferrari pareça ter bom ritmo, pelo menos no carro de Charles Leclerc, a verdade é que não foi suficiente para acompanhar os carros de Sergio Pérez e Max Verstappen que continuam a competir entre eles sem se preocupar muito com os adversários. Mais para baixo, a McLaren parece mais rápida e a Mercedes ainda está à espera dos upgrades, a Alfa Romeo quer ser a nova Williams (e não estou a falar da Williams que ganhava) e, por fim, a Aston Martin continua a ser a equipa que melhor faz o seu trabalho.
Grande Prémio do Azerbaijão
Fórmula 1
A Red Bull começa a ter lugar permanente nesta secção do artigo, mas para além do domínio completo da equipa austríaca já ser algo comum, temos também que dar destaque a outras equipas que, durante o fim de semana, se portaram acima da média. Podia referir o bom desempenho da McLaren, que conseguiu meter um dos carros nos pontos e aparenta ser capaz de continuar a lutar por pontos. Certamente não é bem onde a equipa queria estar, mas temos que olhar para o lado positivo… são dois GPs seguidos a pontuar.
Mas o principal destaque vai para a Aston Martin, não por ter conseguido um excelente resultado, mas pela forma como trabalhou. Fernando Alonso acabou o Grande Prémio do Azerbaijão em P4 e a aproximar-se do Ferrari de Charles Leclerc a um ritmo impressionante, enquanto que o colega de equipa, Lance Stroll, ficou-se por P7, atrás de Lewis Hamilton, que também se mostrou com bom ritmo para o que são os Mercedes deste ano.
No entanto, onde a Aston Martin realmente se destacou foi na comunicação rádio: Lance Stroll a avisar que não ia atacar Alonso, e este a dizer que era ok se o fizesse. Mais tarde, Alonso deu ainda umas dicas ao colega de equipa para o ajudar a tirar o melhor proveito do carro em Baku. Um excelente exemplo de trabalho de equipa e de um piloto com experiência a passar o seu conhecimento para benefício da equipa.
Fórmula 1.5
A Ferrari. Sim, foi ao pódio. Algo que até aqui ainda só tinha sido partilhado pela Red Bull, Mercedes e Aston Martin. Mas a equipa de Maranello continua longe do ritmo da Red Bull e continua a mostrar uma terrível falta de coordenação dentro da própria equipa – pessoas a sair, outras que parecem com pouca vontade de lá estar. Com Charles Leclerc a acabar em P3 e Carlos Sainz a acabar em P5, caso a Scuderia queira ter hipóteses de acabar em segundo no campeonato do mundo de construtores, tem que começar a abrir os olhos.
Campeonato do mundo de Pilotos? Isso é para esquecer, a discussão estará longe dos pilotos da Ferrari. A discussão será entre Max e Pérez.
Andar de Kart ao domingo
Nos últimos anos a Williams teria, nesta secção, lugar permanente. Mas não é agora o caso. Este fim de semana, o destaque (pelas piores razões) vai para a Alfa Romeo. A equipa da Sauber parece já estar de olhos postos na chegada da Audi e esqueceu-se de que ainda há uns anos pela frente. Valtteri Bottas acabou em P18, isto após parar umas boas três vezes durante o Grande Prémio em Baku. Já Zhou Guanyu não acabou a corrida, fez 36 voltas e foi chamado às boxes para ficar por lá.
O Alfa Romeo deste fim de semana, de carro de F1, só tem mesmo o aspeto, pois o balanço do carro não está lá. Os pneus não resistem e os pilotos parecem ter que estar a 200% para conseguir um resultado meio-decente. E o pior? Parece que tem vindo a piorar de fim de semana para fim de semana… resta esperar pelo Grande Prémio de Miami (5 a 7 de maio) para perceber se conseguem piorar ainda mais.
Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – Top 10 por pilotos
Posição | Piloto | Equipa | Pontos |
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing RBPT | 93 |
2 | Sergio Pérez | Red Bull Racing RBPT | 87 |
3 | Fernando Alonso | Aston Martin Aramco Mercedes | 60 |
4 | Lewis Hamilton | Mercedes | 48 |
5 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | 34 |
6 | Charles Leclerc | Ferrari | 28 |
7 | George Russell | Mercedes | 28 |
8 | Lance Stroll | Aston Martin Aramco Mercedes | 27 |
9 | Lando Norris | McLaren Mercedes | 10 |
10 | Nico Hulkenberg | Haas Ferrari | 6 |
Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – Top 5 por equipas
Posição | Equipa | Pontos |
1 | Red Bull Racing RBPT | 180 |
2 | Aston Martin Aramco Mercedes | 87 |
3 | Mercedes | 76 |
4 | Ferrari | 62 |
5 | McLaren Mercedes | 14 |