Fórmula 1 – Grande Prémio do Azerbaijão com domínio da Red Bull

- Publicidade -

O Grande Prémio do Azerbaijão esteve de volta, mas desta vez com um novo formato: uma sessão de treino na sexta-feita, seguida de qualificação para o Grande Prémio de domingo. O treino de sábado foi substituído pela qualificação (Sprint Shootout) para a corrida de Sprint que aconteceu no mesmo dia. Com ambas as sessões de qualificação a serem dominadas por Charles Leclerc, o Ferrari do Monegásco não teve ritmo de corrida para o levar a subir ao lugar mais alto do pódio em nenhuma das ocasiões. Do outro lado, sem surpreender, a Red Bull volta a estar impossível de igualar.

O domínio da Red Bull continua como seria de esperar, e embora a Ferrari pareça ter bom ritmo, pelo menos no carro de Charles Leclerc, a verdade é que não foi suficiente para acompanhar os carros de Sergio Pérez e Max Verstappen que continuam a competir entre eles sem se preocupar muito com os adversários. Mais para baixo, a McLaren parece mais rápida e a Mercedes ainda está à espera dos upgrades, a Alfa Romeo quer ser a nova Williams (e não estou a falar da Williams que ganhava) e, por fim, a Aston Martin continua a ser a equipa que melhor faz o seu trabalho.

image
Crédito: Formula1.com

Fórmula 1

A Red Bull começa a ter lugar permanente nesta secção do artigo, mas para além do domínio completo da equipa austríaca já ser algo comum, temos também que dar destaque a outras equipas que, durante o fim de semana, se portaram acima da média. Podia referir o bom desempenho da McLaren, que conseguiu meter um dos carros nos pontos e aparenta ser capaz de continuar a lutar por pontos. Certamente não é bem onde a equipa queria estar, mas temos que olhar para o lado positivo… são dois GPs seguidos a pontuar.

Mas o principal destaque vai para a Aston Martin, não por ter conseguido um excelente resultado, mas pela forma como trabalhou. Fernando Alonso acabou o Grande Prémio do Azerbaijão em P4 e a aproximar-se do Ferrari de Charles Leclerc a um ritmo impressionante, enquanto que o colega de equipa, Lance Stroll, ficou-se por P7, atrás de Lewis Hamilton, que também se mostrou com bom ritmo para o que são os Mercedes deste ano.

No entanto, onde a Aston Martin realmente se destacou foi na comunicação rádio: Lance Stroll a avisar que não ia atacar Alonso, e este a dizer que era ok se o fizesse. Mais tarde, Alonso deu ainda umas dicas ao colega de equipa para o ajudar a tirar o melhor proveito do carro em Baku. Um excelente exemplo de trabalho de equipa e de um piloto com experiência a passar o seu conhecimento para benefício da equipa.

Fórmula 1.5

A Ferrari. Sim, foi ao pódio. Algo que até aqui ainda só tinha sido partilhado pela Red Bull, Mercedes e Aston Martin. Mas a equipa de Maranello continua longe do ritmo da Red Bull e continua a mostrar uma terrível falta de coordenação dentro da própria equipa – pessoas a sair, outras que parecem com pouca vontade de lá estar. Com Charles Leclerc a acabar em P3 e Carlos Sainz a acabar em P5, caso a Scuderia queira ter hipóteses de acabar em segundo no campeonato do mundo de construtores, tem que começar a abrir os olhos.

Campeonato do mundo de Pilotos? Isso é para esquecer, a discussão estará longe dos pilotos da Ferrari. A discussão será entre Max e Pérez.

Andar de Kart ao domingo

Nos últimos anos a Williams teria, nesta secção, lugar permanente. Mas não é agora o caso. Este fim de semana, o destaque (pelas piores razões) vai para a Alfa Romeo. A equipa da Sauber parece já estar de olhos postos na chegada da Audi e esqueceu-se de que ainda há uns anos pela frente. Valtteri Bottas acabou em P18, isto após parar umas boas três vezes durante o Grande Prémio em Baku. Já Zhou Guanyu não acabou a corrida, fez 36 voltas e foi chamado às boxes para ficar por lá.

O Alfa Romeo deste fim de semana, de carro de F1, só tem mesmo o aspeto, pois o balanço do carro não está lá. Os pneus não resistem e os pilotos parecem ter que estar a 200% para conseguir um resultado meio-decente. E o pior? Parece que tem vindo a piorar de fim de semana para fim de semana… resta esperar pelo Grande Prémio de Miami (5 a 7 de maio) para perceber se conseguem piorar ainda mais.

Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – Top 10 por pilotos

PosiçãoPilotoEquipaPontos
1Max VerstappenRed Bull Racing RBPT93
2Sergio Pérez Red Bull Racing RBPT87
3Fernando AlonsoAston Martin Aramco Mercedes60
4Lewis HamiltonMercedes48
5Carlos Sainz Jr. Ferrari34
6Charles Leclerc Ferrari28
7George RussellMercedes28
8Lance StrollAston Martin Aramco Mercedes27
9Lando NorrisMcLaren Mercedes10
10Nico HulkenbergHaas Ferrari6

Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – Top 5 por equipas

PosiçãoEquipaPontos
1Red Bull Racing RBPT180
2Aston Martin Aramco Mercedes87
3Mercedes76
4Ferrari62
5McLaren Mercedes14
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados