O Echo Boomer veio até Barcelona testar o novo Renault Austral. Está mais refinado, mais inteligente… e já disponível para encomenda.
O Renault Austral, lançado no ano de 2022, é dos SUV’s tradicionais mais consensuais dentro do grupo C, e tal deve-se não só ao seu design exterior de SUV moderno, como também ao conforto e modularidade que permitem transportar uma família de 5 pessoas confortavelmente por longos trajetos. Este tem cerca de 4,53 metros de comprimento, 2,08m de largura e assenta na estrutura de alta tecnologia CMF-CD desenvolvida pela Renault (a mesma que o Rafale e a Espace), o que faz com que este seja um dos modelos mais espaçosos, mas mais compactos dentro do segmento.
Os anos passaram desde o seu primeiro lançamento e a Renault mudou o seu branding, pelo que, como não podia deixar de ser, esta aproveitou para dar uns retoques neste seu modelo e adorar os novos padrões de imagem da marca.
O Echo Boomer, depois de, na semana passada, ter experimentado em primeira mão o Renault 4-Tech na Ericeira, veio esta semana a Barcelona conhecer quais as principais mudanças visuais e técnicas efetuadas pela Renault neste novo Austral.
De um ponto de vista estético, saltam logo à vista diversos componentes que foram redesenhados, tais como a grelha frontal – mais parecida agora ao Rafale -, os faróis ligeiramente mais rasgados na parte frontal da viatura e uns farolins esbranquiçados na parte traseira, que acabam por dar um toque mais desportivo e elegante a este novo Austral, sem nunca esquecer as alterações necessárias para o uso da nova identidade visual da marca.
No que toca ao interior, foram introduzidos bancos melhorados e mais ergonómicos, bastante semelhantes ao que encontramos no Rafale, juntando a possibilidade de rebater, reclinar e deslocar em 16cm o banco traseiro e oferecer possibilidades de carga que variam entre os 527 e os 1736 litros. Outra das novidades trazidas pelo novo Austral é, sem dúvida, a câmera de reconhecimento, que permite identificar o condutor de forma automática e permutar também o perfil no OpenRLink, sem termos que recorrer aos seus menus. A configuração do reconhecimento facial é bastante fácil e rápida, o que incentiva claramente a sua utilização no dia a dia, especialmente quando o veículo é conduzido por mais do que um condutor e pretendemos que o sistema assuma de forma automática a posição do banco, personalizações pessoais no OpenRLink, posição dos espelhos exteriores, media favoritos, estações de rádio e aplicações Google.
Quanto ao comportamento em estada, senti que a Renault ouviu algumas das críticas feitas pelos consumidores da versão anterior do Austral, alterando a suspensão traseira para algo mais confortável e preciso, sentindo-se agora muito menos rigidez vindo da sua traseira, sem nunca se perder a precisão e dinâmica do veículo em curva. Outra das novidades trazidas por este novo Austral é a presença do 4Control Advanced, que oferece uma estabilidade acrescida em alta velocidade e uma agilidade de manobra em baixa velocidade ao nível do que encontramos num citadino como um Renault Clio ou Nissan Micra. Houve também outra novidade anunciada pela marca e que denotei durante a minha experiência em estrada: o melhoramento do tempo de resposta em aceleração, diminuindo assim o atraso que existia entre o pressionar o acelerador e a resposta do carro.
Efetuei um circuito extra-urbano, que rondou 100km de distância, de forma a medir os consumos deste novo Austral. Obtive, assim, a média de 5.8L/100, sendo que 49km foram percorridos em modo elétrico. Ou seja, a média obtida era já a esperada para um veículo deste segmento.
Por fim, falando agora de valores e opções para Portugal, teremos disponíveis opções Mild Hybrid 160cv e Full Hybrid E-Tech 200cv, sendo que a mais barata se situará nos 28.571€ + ISV + IVA (dando 36.890€) e a versão mais cara full nos 34.139,13€ +ISV+IVA (42.690€).
O novo Austral está disponível desde já para encomenda em qualquer concessionário da rede Renault.