Continente tem à venda um folar de carne que combate o desperdício

- Publicidade -

Foi feito a partir de excedentes de chouriço e presunto.

O flagelo do desperdício alimentar é real e já falámos inúmeras vezes nesta problemática. Em Portugal, não só temos apps que evitam o desperdício, como a Too Good To Go e a Phenix, como as grandes superfícies também criaram mecanismos para combater esta temática, como doar a instituições ou criando produtos a partir desses mesmos restos.

Ora, a nova proposta chega-nos parte do Continente, que apresenta um Folar de Carnes de Fumeiro Tradicional. Mas este não é um folar qualquer. É que foi elaborado por produtores de Bragança e do Fundão, que recorreram a excedentes de chouriço e presunto, reaproveitando produtos que não são comercializáveis, mas que provêm de matérias primas de alta qualidade.

Os excedentes de fumeiro – presunto e chouriço – são produtos que não se encaixam em nenhuma gramagem específica de venda a peso fixo ou que resultam de quebras no processo produtivo e por isso não podem ser vendidos nas superfícies comerciais. No entanto, reaproveitando os excedentes da indústria das carnes, os produtores Pão de Gimonde (Bragança) e Salsicharia da Gardunha (Fundão) desenvolveram a receita e confecionam os folares à venda no Continente, combatendo o desperdício alimentar.

Para reduzir ao máximo a pegada de carbono deste produto, o Continente compra também os cereais (farinha) utilizados no folar a fornecedores próximos (a maior parte a cerca de cinco quilómetros de distância).

O Folar de Carnes de Fumeiro é uma resposta ao desafio lançado pelo Clube de Produtores Continente, utilizando um subproduto da indústria das carnes no desenvolvimento de um produto inovador que relembra ao consumidor o que há de mais tradicional em Trás-os-Montes. Produzido com a massa de folar tradicional, leve e fofa, tem a carne distribuída pelo seu interior, em pedaços mais pequenos, e que tornam o seu sabor mais harmonioso e a massa ainda mais leve.

Com 480g, este Folar de Carnes de Fumeiro Tradicional custa 3,95€, mas está com 20% de desconto até 18 de abril (3,16€).

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados