Em época de calor, um dos grandes males de Portugal é sofrer com os fogos nas suas extensas florestas. Já foram muitas as vítimas, muitas as pessoas desalojadas. No entanto, há uma app que te informa dos incêndios que assolam o país, não só para evitares o encontro com os fogos, mas também para que possas ajudar, de alguma forma, os habitantes ou os bombeiros, esses heróis nacionais que dão a própria vida a salvar Portugal.

Fogos.pt é não só um site, mas também uma aplicação para Android e iOS. Criado há cerca de um ano por João Pina, este serviço usa dados oficiais da Proteção Civil para mostrar as últimas ocorrências de fogos no território continental. Não, Açores e Madeira não têm registo de dados aqui.

Portanto, o Fogos.pt mostra um mapa de Portugal e no qual estão assinalados todos os incêndios ativos. Podes ver uma perspetiva geral das zonas afetadas, assim como o ponto de situação de cada incêndio. Como? O serviço usa um esquema de cores com várias legendas.

Se clicares em cada ponto de situação, uma nova janela abre-se para informar-te do local, data e hora de início do incêndio, assim como todos os meios destacados para o combate às chamas nessa zona.

Podes usar a versão site ou aplicação móvel. Ambos funcionam da mesma maneira, mas com uma diferença: as aplicações informam-te de novas ocorrências, podendo ainda destacar-se os distritos que se querem acompanhar.