O encerramento está previsto para fins de setembro. Além da FNAC, também as lojas C&A e Urban Project fecham em breve.
A notícia foi revelada esta quinta-feira 29 de fevereiro, e apanhou os portuenses de surpresa. Segundo avançou o Jornal de Notícias, a loja FNAC de Santa Catarina, presente na rua do Porto com o mesmo nome desde 2000, tem os dias contados. O encerramento está previsto para 30 de setembro, adiantou a marca ao jornal.
Em causa está a vontade do senhorio do edifício Palladium, na Rua de Santa Catarina, onde a loja francesa está instalada em não renovar o contrato de arrendamento. Mas não é apenas a retalhista francesa que sofre. Também as lojas C&A, que ocupa cinco pisos do mesmo edifício, e a Urban Project, localizada ao lado, vão fechar portas. Contudo, não há data concreta para os encerramentos. No caso da loja Urban Project, sabe-se que está apenas previsto para depois da Páscoa, já estando em “liquidação total”.
Ao Jorna de Notícias, a Fnac garantiu que está “empenhada em garantir a integração da equipa de Santa Catarina” e a “empreender todos os esforços para encontrar uma nova loja, de forma a responder às necessidades dos clientes da região”.
Já hoje, 1 de março, o Jornal de Notícias avança que as lojas que vão encerrar na Rua de Santa Catarina vão dar lugar à Primark. A cadeia irlandesa deverá ser o novo arrendatário de todo o edifício e quer abrir naquele local a primeira loja de rua do grupo em Portugal, à semelhança do que já acontece na Gran Vía, em Madrid, ou em Birmingham, Reino Unido, por exemplo.
O edifício Palladium nasceu em 1914 e, acrescenta o jornal, está identificado na Câmara do Porto como tendo “valor patrimonial”. Ao todo ocupa uma área superior a 5.100 m2, com um valor superior a 20 milhões de euros, uma vez que se situa numa das zonas mais caras da cidade.