FlixBus vai ter 50 autocarros movidos a biogás

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Prevê-se que os autocarros estejam totalmente equipados até ao final de 2025.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Flix e a Scania estabeleceram uma parceria que visa equipar até 50 autocarros da frota dos parceiros da FlixBus na Europa com tecnologia para utilização de biogás como fonte de combustível.

Esta tecnologia, desenvolvida e fabricada pela Scania, permite a utilização de GNL (gás natural liquefeito) e Bio-GNL (biogás) de forma permutável, facilitando a transição entre as duas fontes de combustível. Na fase inicial, os autocarros vão funcionar com uma mistura de diferentes combustíveis: de origem biológica e fóssil. O objetivo é aumentar progressivamente a percentagem de biogás (LBG) proveniente de resíduos orgânicos nesta mistura, até que os autocarros funcionem totalmente com biogás, resultando numa taxa de redução média das emissões de CO2 de cerca de 80%.

Prevê-se que os autocarros estejam totalmente equipados até ao final de 2025, e a Irizar, fabricante mundial de autocarros, irá utilizar esta tecnologia no Irizar i6s Efficient, equipado com chassis Scania.

Para além da redução das emissões de CO2 em cerca de 80% – quando comparado com o gasóleo -, as experiências levadas a cabo pela Scania concluíram ainda que os autocarros a biogás produzem menos ruído, continuando, no entanto, a contar com a potência e o impulso dos motores diesel equivalentes. Estas vantagens tornam o biogás uma opção viável para os operadores europeus de transporte de longa distância que procurem melhorar de forma rentável o impacto ambiental da sua frota.

Esta parceria com a Scania insere-se no projeto de neutralidade carbónica da Flix, que tem o compromisso de descarbonização total da sua operação na Europa até 2040.

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