Já são conhecidos todos os finalistas do Festival da Canção

Já são conhecidos os 14 finalistas que irão concorrer na final da 50ª edição do Festival da Canção, em Guimarães, no próximo dia 4 de março. A gala foi transmitida pela RTP no passado domingo à noite, dia 25 de fevereiro.

Numa gala apresentada por Sónia Araújo e Tânia Ribas de Oliveira, a competição começou com a música “Bandeira Azul”, interpretada por Maria Inês Paris, que sofreu de problemas técnicos. A RTP, porém, pronunciou~se sobre o caso e mandou repetir a atuação no final de todos os outros concorrentes.

Entre os 13 intérpretes desta segunda semifinal, viajam para a finalíssima os nomes de Diogo Piçarra, Cláudia Pascoal, Maria Inês Paris, Minnie & Rhayarra, Lili, David Pessoa e Peter Serrado.

Para os resultados, foi tido em conta a votação do público (50%) e votação do júri (50%), num modelo inspirado no que tem vindo a ser seguido pela EBU (Eurovision Broadcast Union) nos últimos anos.

As chamadas do público, por exemplo, são convertidas em pontos, sendo que o mesmo irá aplicar-se para a segunda semifinal. Neste caso, a canção com mais chamadas recebe 12 pontos, a segunda fica com 10 pontos, e por aí adiante. O mesmo sistema funciona para a votação do júri, sendo que, depois, os pontos são somados, e, desse resultado, são conhecidos os sete finalistas.

Neste caso, Diogo Piçarra, que não arriscou e interpretou um tema seu, foi o artista que recebeu a pontuação máxima tanto do público como do júri, arrecadando um total de 24 pontos. Recorde-se que o cantor venceu a edição de 2012 do programa Ídolos.

Os nomes agora conhecidos juntam-se a Peu Madureira, Janeiro, Catarina Miranda, Anabela, Beatriz Pessoa, Joana Barra Vaz e Joana Espadinha.

Para a grande final, que decorrerá dia 4 de março, no Multiusos de Guimarães, Filomena Cautela e Pedro Fernandes foram os apresentadores escolhidos para conduzir a cerimónia.


 

- Publicidade -

Sigam-nos

10,468FansCurti
4,047SeguidoresSeguir
536SeguidoresSeguir

Relacionados

Oficial: Elisa e o seu “Medo de Sentir” não representam Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2021

Já aqui o tínhamos dito e agora confirma-se. A canção "Medo de Sentir", interpretada por Elisa, não será aquela que irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2021.

Concurso Montepio Acredita Portugal 2020 com inscrições abertas até 25 de abril

Além disso, o concurso adotou um formato inicial digital, 100% online, pelo que, depois, o desenvolvimento de ideias submetidas irá decorrer até 17 de maio deste ano.

Eurovisão 2020 cancelada

Era inevitável. Embora tenham tentado manter a organização e as reuniões de chefes de delegação ativas, a equipa responsável pelo Festival Eurovisão da Canção, em conjunto com o canal anfitrião deste ano, decidiram cancelar esta edição.

Quem Quer Ser Milionário regressa à RTP ainda este ano

Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão regressará à grelha da RTP como forma de assinalar o seu 20º aniversário.
- Publicidade -

Mais Recentes

Glovo vai chegar a Santarém em breve

Tudo indica que essa expansão vai acontecer ainda este mês.

Bilhetes para a Festa do Avante! já estão à venda

A chamada EP (Entrada Permanente) dá acesso aos três dias de festa. Os bilhetes diários só poderão ser adquiridos nos próprios dias da realização do evento.

Burger Wheels. Nova hamburgueria de Setúbal inaugura a 9 de junho

Para já irá funcionar somente através do Uber Eats. No futuro, quando a pandemia de COVID-19 acalmar, o espaço irá abrir ao público.