Já são conhecidos todos os finalistas do Festival da Canção

- Publicidade -

Já são conhecidos os 14 finalistas que irão concorrer na final da 50ª edição do Festival da Canção, em Guimarães, no próximo dia 4 de março. A gala foi transmitida pela RTP no passado domingo à noite, dia 25 de fevereiro.

Numa gala apresentada por Sónia Araújo e Tânia Ribas de Oliveira, a competição começou com a música “Bandeira Azul”, interpretada por Maria Inês Paris, que sofreu de problemas técnicos. A RTP, porém, pronunciou~se sobre o caso e mandou repetir a atuação no final de todos os outros concorrentes.

Entre os 13 intérpretes desta segunda semifinal, viajam para a finalíssima os nomes de Diogo Piçarra, Cláudia Pascoal, Maria Inês Paris, Minnie & Rhayarra, Lili, David Pessoa e Peter Serrado.

Para os resultados, foi tido em conta a votação do público (50%) e votação do júri (50%), num modelo inspirado no que tem vindo a ser seguido pela EBU (Eurovision Broadcast Union) nos últimos anos.

As chamadas do público, por exemplo, são convertidas em pontos, sendo que o mesmo irá aplicar-se para a segunda semifinal. Neste caso, a canção com mais chamadas recebe 12 pontos, a segunda fica com 10 pontos, e por aí adiante. O mesmo sistema funciona para a votação do júri, sendo que, depois, os pontos são somados, e, desse resultado, são conhecidos os sete finalistas.

Neste caso, Diogo Piçarra, que não arriscou e interpretou um tema seu, foi o artista que recebeu a pontuação máxima tanto do público como do júri, arrecadando um total de 24 pontos. Recorde-se que o cantor venceu a edição de 2012 do programa Ídolos.

Os nomes agora conhecidos juntam-se a Peu Madureira, Janeiro, Catarina Miranda, Anabela, Beatriz Pessoa, Joana Barra Vaz e Joana Espadinha.

Para a grande final, que decorrerá dia 4 de março, no Multiusos de Guimarães, Filomena Cautela e Pedro Fernandes foram os apresentadores escolhidos para conduzir a cerimónia.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes