Investidos 425 milhões de euros para fazer chegar a fibra ótica a todo o país até 2027

- Publicidade -

É um projeto que vai abranger mais de 400 mil casas, em diversas regiões do interior.

Portugal é o primeiro país da União Europeia a proceder ao lançamento do concurso público internacional para a instalação, gestão, exploração e manutenção de redes de capacidade muito elevada nas chamadas “zonas brancas”, territórios onde não existe cobertura de rede ou esta não revela a qualidade adequada.

Trata-se de um projeto que vai abranger mais de 400 mil casas, em diversas regiões do interior, resultando na cobertura da totalidade do território continental até 2026/2027. Ou seja, a fibra ótica vai chegar a todo o país até ao final de 2027.

De acordo com a ANACOM, “Portugal tem reunidas as condições para ser um dos primeiros países da União Europeia a dispor de uma cobertura integral do seu território com redes fixas de capacidade muito elevada, designadamente assentes na utilização de fibra ótica, que possibilitarão um débito por acesso de pelo menos 1 Gbps no sentido descendente e de 150 Mbps no sentido ascendente”.

Em causa está um investimento global de 425 milhões de euros – cerca de 150 milhões de euros dos Programas Regionais do Portugal 2030, sendo o restante proveniente de fundos nacionais.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados