fbpx

Foz Côa promove sétima edição do Festival do Vinho do Douro Superior

A palavra “Douro” é quase certa em qualquer ocasião vínica pelo valor da cultura da vinha e do vinho, pelo seu património paisagístico e pela sua diversidade. Com o propósito de enaltecer a sub-região do Douro Superior no mapa vitivinícola do país, a cidade de Vila Nova de Foz Côa recebe, nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2018, a 7.ª edição do Festival do Vinho do Douro Superior (FVDS), que volta a ter como palco principal o EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Foz Côa em parceria com a publicação Vinho Grandes Escolhas.

Enquanto espaço privilegiado de vinhedos sem fim à vista e produção de vinhos brancos, tintos e generosos de qualidade e com características diferenciadoras, o Douro Superior é objeto central da feira de três dias de entrada livre. Dirigido a consumidores e visitantes, este certame é também “montra” de outros produtos alimentares dos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

Como já é hábito, o programa integra o Concurso de Vinhos do Douro Superior, aberto a todos os vinhos produzidos nesta sub-região que estejam presentes na feira nas categorias Douro (branco e tinto) e Vinho do Porto. A avaliação é feita “às cegas” por um painel de jurados constituído por jornalistas, sommeliers e compradores.

Para brindar à singularidade desta sub-região do Douro Vinhateiro, o programa oficial do ‘FVDS 2018’ integra o colóquio O Douro e a História: Vale com passado, Vinha com futuro. Este momento é destinado a lavradores, produtores, técnicos, entre outros interessados, dispondo de um painel de oradores de prestígio que irá debater o potencial de uma sub-região a dar que falar.

Os jornalistas e críticos Fernando Melo (Evasões e Vinho Grandes Escolhas), Luís Lopes (Vinho Grandes Escolhas) e João Paulo Martins (Expresso e Vinho Grandes Escolhas) voltam a marcar presença para conduzir as provas vínicas comentada de vinhos brancos, tintos e do Porto, respetivamente. A prova de azeites está nas mãos do especialista Francisco Pavão. Ambas as acções são dirigidas a consumidores e público interessado.

Além do vinho e dos sabores regionais, a animação musical está garantida para esta edição. A noite de sábado vai ter como artista convidada a fadista Carminho.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,778FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Querem aprender mais sobre vinho? Há workshops gratuitos no Instagram

Numa altura em que a maioria da população nacional está confinada em casa, Francisca van Zeller, PR Manager da Aveleda, decidiu, em conjunto com outros colaboradores da produtora onde trabalha, criar um ciclo de workshops online gratuitos. O objetivo, além da partilha de conhecimento, é comunicar o vinho com curiosos e entusiastas, usando uma linguagem simples.

O novo espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo em Évora quer aumentar o enoturismo na região

O novo espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo situa-se na Rua 5 de Outubro, n.º 88, no trajeto da Praça do Giraldo para a Sé de Évora e o Templo Romano.

Novo vinho da Ervideira promete fazer sucesso no Inverno

E por algum motivo o chamaram de Branco de Inverno. Afinal, este novo vinho da Ervideira, produtora vitivinícola do Alentejo chega agora ao mercado para provar que tem argumentos para ser bebido várias vezes no Inverno que se aproxima.

As Luzzo Pizzarias já têm o seu próprio vinho

Quando pensamos numa boa garrafa de vinho, pensamos sempre em acompanhar com um prato de carne...
- Publicidade -

Mais Recentes

Science4You lançou para o mercado o primeiro brinquedo do mundo sobre a COVID-19

A nova aposta da marca pretende que os mais novos aprendam sobre o mundo da imunologia e de que forma se podem proteger de vírus, fungos e bactérias, através de várias experiências e ferramentas didáticas.

MO lança linha especial de longsleeves anti-COVID para crianças

A coleção é inteiramente desenhada e fabricada em Portugal.