Festival Internacional de Balões de Ar Quente regressa ao Alentejo

- Publicidade -

Será a 25ª edição do evento.

Se nos acompanham, então provavelmente estarão recordados das vezes em que falámos do Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ), que tem vindo, ao longo dos anos, a encher de cor os céus do Alentejo. Mas 2022 trouxe uma novidade, tendo levado a iniciativa à Quinta de Cima do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, naquela que foi uma estreia absoluta.

Foi, por assim dizer, o arranque da 25ª edição do FIBAQ, que vai em breve seguir para o Alentejo, mais especificamente de 4 a 13 de novembro.

O evento irá decorrer em várias localidades: Nisa (4 e 5 de novembro), Alter do Chão (6 de novembro), Monforte (7 de novembro), Vila Viçosa e Borba (8 de novembro), Fronteira (9 de novembro), Montargil (11 de novembro), Ponte de Sor (12 de novembro) e Fundação Abreu Callado (13 de novembro). Serão 35 balões de ar quente a colorir os céus.

Além disso, poderão fazer um batismo de voo gratuito (balão fixo com subidas e descidas) durante os dias do festival, sendo apto para todas as idades e que permite vislumbrar as localidades aderentes ao evento a 360º.

Haverá também voos livres (as habituais viagens de balão), mas neste caso mediante a aquisição de uma pulseira agregada a um donativo com valor fixo, cujas receitas reverterão a favor dos bombeiros dos concelhos aderentes. A aquisição das pulseiras solidárias irá ser efetuada através de inscrição prévia, consoante os lugares disponíveis. Neste momento, as inscrições ainda não estão abertas, pelo que terão de aguardar pelos próximos dias para saberem onde e como poderão efetuar a vossa reserva.

Convém salientar que os voos livres serão acessíveis a crianças com idade mínima de 12 anos e pelo menos 1,40m de altura.

O festival vai contar ainda com um espetáculo noturno, o denominado “Night Glow”, em que os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, mas estes ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas intercaladamente pelos queimadores criam um espetáculo visual. Este espetáculo, a acontecer a 4, 9 e 12 de novembro, é também gratuito, sendo que o público poderá assistir na plateia.

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes