Festival Impacto. Lisboa acolhe o primeiro slow fest de Portugal

- Publicidade -

O Festival Impacto identifica-se como um festival ativista, oportuno e transformador.

Lisboa prepara-se para acolher a primeira edição do Festival Impacto, um evento inovador que combina ativismo e transformação social. A programação inicia com um warm up entre 16 de fevereiro e 22 de setembro, culminando no festival principal de 26 de outubro a 22 de novembro.

Com o tema “Preconceito”, o festival propõe-se a desafiar e desconstruir estereótipos e barreiras sociais através de conversas abertas, troca de ideias e partilha de informação. Através de um ambiente acolhedor e inclusivo, o Festival Impacto visa promover o diálogo, a compreensão e a empatia entre diferentes grupos sociais.

Através de um ambiente acolhedor e inclusivo, e ao proporcionar um espaço aberto de moderação, o Festival Impacto promove a troca de ideias e experiências, o respeito mútuo e a compreensão das diferentes perspectivas. O tema inaugural do festival, “Preconceito”, reflete-se em diversas secções como as Entrevistas, o Ciclo de Conversas, o Encontro Human Library, o Ciclo de tertúlias e o Prémio Ensaio. E sob o tema “Empatia”, o festival apresenta secções a concurso, incluindo os Prémios de Fotografia, AI Generated Image e os Prémios de Curta-Metragem. Ana Isa Guerreiro, fundadora do Festival Impacto, afirma que o festival “foi concebido e implementado como palco para a reflexão e o debate sobre diversos temas, que em virtude da sua pertinência temporal, são relevantes tanto individual como colectivamente“.

A primeira iniciativa do Festival Impacto acontece já na próxima sexta-feira, 16 de fevereiro, no Fórum Fnac Chiado. A APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) convidou Marta Carmo (jurista em direito internacional e membro da APAV), Stella Bettencourt da Câmara (doutorada em Gerontologia e especializada em Sustentabilidade e Responsabilidade Humana), Paula Guimarães (jurista e coordenadora do ORSIES) e Miguel Arriaga (Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da Direção-Geral da Saúde) para conversarem sobre o preconceito da idade.

Nos próximos meses, o programa warm Up do Festival Impacto continuará a estar presente no Fórum FNAC Chiado com curadores e oradores únicos, como o Instituto Superior de Economia e Gestão e a sociedade de advogados VdA (Vieira de Almeida e Associados), que prometem aprofundar temas de reflexão sobre os desafios e as particularidades do preconceito na sociedade contemporânea com conversas sobre cultura, liberdade de expressão, ideais de beleza e inclusão.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados