Edição de 2006 do Festival Eurovisão disponível pela primeira vez em HD

- Publicidade -

Uma versão em HD nunca antes vista.

Goste-se ou não, a verdade é que o Festival Eurovisão envolve, todos os anos, milhões de pessoas em frente à TV, na esperança que o seu país alcance um bom resultado ou, na loucura, até a vitória no evento.

Foquemo-nos na edição de 2006, cujos vencedores foram os finlandeses Lordi com a popular “Hard Rock Hallelujah”, tornando-se não só no primeiro ato finlandês a ganhar o festival, como a primeira banda de hard rock/heavy metal de sempre a ganhar a Eurovisão. Ora, sabiam que foi por pouco que esta não foi a primeira transmissão da Eurovisão em HD?

Na verdade, a organização do festival começou a experimentar o HD por volta de 2002, investigando detalhadamente o potencial que as transmissões em alta definição poderiam vir a ter para melhorar a experiência dos telespectadores. Porém, foi somente na edição de 2006, que decorreu em Atenas, na Grécia, que várias experiências puderam ser efetuadas.

Nessa edição, grande parte do evento foi gravado em HD, sim, mas o objetivo nunca foi transmitir em direto na TV. Na altura, pretendia-se que essas filmagens pudessem servir para aumentar o conhecimento científico e artístico para futuras edições, pelo que somente a edição de 2007, em Helsínquia, na Finlândia, é que foi totalmente produzida e transmitida em HD.

Dito isto, facilmente se consegue perceber a importância deste experimentos em alta definição há 15 anos. Então, se existe uma versão melhorada, porque não disponibilizá-la aos fãs? Foi assim que a organização pensou. E ainda bem.

Tudo começou em 2019 na Broadcasting House, em Atenas, quando foi descoberta uma caixa com o nome “ESC 2006 Final”. Daí, as cassetes foram levadas até à Holanda, de modo a que pudessem ser digitalizadas. O resultado final? Está agora no YouTube, para que possam apreciar quando e onde quiserem.

Há diferenças relativamente à versão que foi transmitida originalmente para todo o mundo, uma vez que, lá está, esta versão HD trata-se de algo experimental. Não se admirem, portanto, com a ausência dos famosos postcards, que apresentam os artistas lá para casa, ou com a ausência de certos gráficos. Ainda assim, esta versão conta com novas transições de imagem, algumas até capturadas em Full HD.

Uma coisa é certa: agora todos poderemos vibrar com a “Hard Rock Hallelujah”, dos Lordi, com melhor qualidade.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes