Lisboa recebe em setembro uma mostra cultural das tradições, usos e costumes dos países do mediterrâneo e de influência mediterrânica sob o mote Mediterrâneo: Território dos 5 sentidos.
Ao todo serão cinco dias de festival, com dois palcos, quatro concertos de world music, 12 países, 10 grupos internacionais e 32 grupos tradicionais portugueses a ter lugar de 12 a 16 de setembro, no Parque de Jogos 1º de Maio, em Alvalade.
Paralelamente ao festival, tem lugar a Conferência Internacional Mediterrâneo: Território dos 5 Sentidos, organizada pelo CRIA – Centro em Rede de Investigação e Antropologia do ISCTE e com o apoio da Associação Turismo de Lisboa – a realizar nos dias 12 e 13 de wetembro no ISCTE.
Do alinhamento do festival fazem parte o projeto do libanês Rabih Abou-Khalil e do fadista português Ricardo Ribeiro; a portuguesa Joana Amendoeira; os Fanfarra Luboyna – a mais relevante e inventiva banda da Macedónia — e os Folk’n Roll — vindos directamente da Grécia.
Estarão também presentes grupos tradicionais de canto, folclore e etnográficos dos restantes países representados: Bulgária, Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal, Sérvia, Tunísia e Turquia.
A programação completa-se com a realização de dez workshops que vão da dança, ao artesanato, passando pela música – orientados pelos grupos tradicionais convidados; três exposições; um ciclo de cinema, programado pelo Festival Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino; mostras de artesanato e gastronomia; um bazar dos cinco sentidos com produtos dos países do Mediterrâneo e uma área de restauração.
Haverá ainda lugar para o Espaço Criança com atividades programadas especialmente para os mais novos. A entrada no recinto e todas as atividades são gratuitas.