Soundwalk Collective com Patti Smith no Festival Belém Soundcheck

- Publicidade -

Um festival que ocorrerá de dois em dois anos.

Ao fim de 30 anos de atividade, o Centro Cultural de Belém reafirma a sua identidade plural, com a criação de um novo festival de musica que aponta a sua programação para vários públicos. O Belém Soundcheck, a decorrer de 21 a 24 de março de 2024, será, assim, o chão comum de uma programação diversificada.

O festival, que ocorrerá de dois em dois anos, aposta na multiplicidade de universos musicais, que vão do fado à musica erudita, do jazz à eletrónica, das músicas do mundo às sonoridades exploratórias. Este novo festival irá reunir, num encontro plural, figuras de referência da música internacional com artistas do panorama nacional.

Quanto a nomes, temos um cartaz muito interessante. No dia 21 de março, Camané irá apresentar um repertório totalmente exclusivo de José Mário Branco, pelo que se espera uma grande homenagem. No mesmo dia, Maria João e João Farinha apresentam Songs of Shakespeare, que consiste em material musical e performativo original onde o ponto de partida são as palavras de Shakespeare tiradas de diversas fontes e sem aparente ligação entre si.

No dia seguinte, o CCB recebe o ensemble Il Giardino Armonico, criado em 1985 por Giovanni Antonini; Amaro Freitas, que apresentará o seu novo disco Y’Y; e a exposição Evidence, uma jornada poética e imersiva através das viagens físicas, sonoras e visuais do Soundwalk Collective ao entrar em diálogo com as trajetórias poéticas de Patti Smith.

Já a 23 de março é então apresentado Correspondences, um projeto colaborativo contínuo entre o Soundwalk Collective e Patti Smith que tem vindo a ser desenvolvido há mais de 10 anos e em múltiplas geografias, seguindo o encalço de percursos sonoros deixados por poetas, cineastas, revolucionários e episódios extraordinários da humanidade. No mesmo dia, a cantora e compositora experimental britânica Tirzah estreia-se em Lisboa para apresentar o seu mais recente álbum, intitulado trip9love…???.

O fecho do festival fica a cargo da Kremerata Baltica, orquestra formada exclusivamente por jovens músicos bálticos selecionados pelo violinista. Desde a sua estreia, tem interpretado um repertório eclético, como será o caso deste concerto, onde será apresentado, com Gidon Kremer como solista, o Concerto nº 2 The American F seasons de Philip Glass, The Season’s Digest de Alexander Raskatov e Cuatro Estaciones Porteñas de Piazzolla.

Quanto a preços, variam de espetáculo para espetáculo. A venda geral arranca a 19 de novembro, havendo um desconto de 15% na compra de três ou mais bilhetes para concertos diferentes.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados