Festival A Porta acontece em Leiria já em julho

Terá música, criação artística, conversas e um programa para famílias.

- Publicidade -

O festival leiriense A Porta está de regresso nos três primeiros fins-de-semana de julho, decorrendo nos dias 2, 3, 4, 9, 10, 11, 16, 17 e 18 desse mês. Com um alinhamento e ocupação de espaço adaptados às novas circunstâncias que se vivem no país, o evento voltará a agregar a música, a criação colaborativa e a ativação de espaços e memórias comuns através da cultura.

Confirmados no programa musical d’A Porta 2021 estão a harpista Angélica Salvi, a cantautora Arianna Casellas, a colaboração entre Dada Garbeck e Ricardo Martins, a experimentalista vocal Ece Canli, o instrumentista Braima Galissá, o projeto Herlander, o violinista Samuel Martins Coelho e os Sensible Soccers, Sunflowers e Yakuza.

Confirmado está também um ciclo de cinema documental que integrará três filmes do cineasta Pedro Neves, também ele um documentarista e jornalista freelancer. N’A Porta serão exibidos: Os Esquecidos (2009), Acima das Nossas Possibilidades (2014), filme integrado no Projecto Troika, e a longa metragem Tarrafal (2016).

Tendo como ponto central a Villa Portela, espaço localizado no coração da cidade, datado do final do século XIX e com mais de 17.000 metros de espaço verde, A Porta 2021 lança um diálogo aberto com a população local que resultará num programa específico dedicado à ativação de um novo pensamento urbano e imaginário coletivo.

Desde abril e até final de julho, A Porta convida a comunidade leiriense a partilhar recordações e ideias para o futuro deste icónico espaço. A partilha servirá como base de trabalho para um ciclo de residências artísticas que culminarão em intervenções de diferente formatos a serem instaladas no espaço durante o festival. O objetivo será o de criar uma visita orientada às potencialidades da Villa Portela e o desvendar de possíveis novos caminhos e relações com o espaço.

Para além da música e da criação artística, A Porta 2021 integrará ainda conversas e um programa para famílias. Mais detalhes do alinhamento serão anunciados nas próximas semanas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Torres Vedras recebe quarta edição do festival Novas Invasões

Este ano, o Novas Invasões continua a ter entrada gratuita, sendo necessário, no entanto, apresentar bilhete.

Festival interMEDio traz de volta a world music a Loulé

Ainda não há cartaz, mas será divulgado nos próximos dias.

Vodafone Paredes de Coura pode ganhar mais dias em 2022

"Vamos elevar o risco, mas quero fazer uma edição histórica", disse recentemente João Carvalho, diretor do festival minhoto.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

60.000 jovens vão poder fazer um Interrail gratuito já em 2022

Poderão viajar por um período máximo de 30 dias.

Chegou o trailer oficial da 3ª temporada de You

E muita coisa vai acontecer nos novos episódios. Depois das primeiras imagens e da data de estreia da terceira temporada,...

10.ª edição do Open House Lisboa leva-nos a descobrir “Os Caminhos da Água” com várias visitas gratuitas na capital e em Almada

25 e 26 de setembro são as datas do regresso do incontornável fim de semana de visitas gratuitas que desafia a percorrer e a desvendar a cidade através da arquitectura.