fbpx

Festas e romarias poderão realizar-se este verão, diz a ministra da Cultura

Foi Graça Fonseca quem o disse em entrevista ao programa Você na TV, na TVI.

Festas

Os festivais estão proibidos até 30 de setembro e muitos deles já só pensam na edição do próximo ano. Porém, uma proposta de lei hoje publicada diz que os festivais podem afinal acontecer, desde que com lugares marcados, de modo a que possam cumprir o distanciamento social necessário.

Agora, Graça Fonseca, ministra da Cultura, veio a público dizer que vamos ter festas e romarias este verão.

“Nós vamos definir com a DGS quais são as regras que podem ser definidas. E se cumprirem essas regras, quais festas e romarias é que se podem realizar”, afirmou a governante em entrevista ao programa Você na TV, na TVI.

A ministra disse ainda que os espetáculos serão retomados gradualmente a partir de junho, sempre seguindo as recomendações da Direção Geral da Saúde.

“Num verão que vai ser muito atípico – nunca nenhum de nós viveu um verão como vai ser este ano – não teremos praticamente nenhum turismo externo, a maioria de nós vai provavelmente ir para fora cá dentro – temos que conseguir ter programação cultural em todo o território que ocupe aquilo que foi deixado vazio com muitos cancelamentos que aconteceram”, referiu Graça Fonseca.

Na emissão do Você na TV, a governante foi questionada como poderá o teatro sobreviver com somente metade da lotação. Como seria de esperar, Graça Fonseca admitiu que ainda não existe uma medida concreta para o sector. “Do ponto de vista do ciclo de apoios às artes, estamos a rever toda a metodologia construída em fevereiro para no final deste semestre lançar um conjunto de iniciativas”, garantiu.

A ministra insurgiu-se ainda contra os concertos gratuitos nas redes sociais. “Nunca tantas pessoas estiveram em casa. Temos que dar às pessoas o que a Cultura tem de melhor. Mas não pode ser gratuitamente em lives. Temos que terminar com isso.”

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,792FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
631SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Governo impõe medidas de prevenção e controlo da infeção nas piscinas ao ar livre

Um novo despacho veio determinar o funcionamento e utilização de piscinas ao ar livre.

Adiados, como serão os cartazes dos festivais em 2021?

Muitas das promotoras dos festivais pretendem replicar, ou, se não for possível, contar com boa parte dos cartazes apresentados este ano.

Acesso às praias. Além da lotação máxima, poderá haver distância mínima entre toalhas

Um manual de regras para estes tempos excecionais está a ser desenvolvido e deverá estar finalizado em duas semanas.

COVID-19. Praias vão ter restrições no verão e cinemas vão poder vender bilhetes de três em três cadeiras

Este é o plano do Governo. Aos poucos, a partir de maio, o país enfrentará uma nova normalidade.
- Publicidade -

Mais Recentes