fbpx

16ª edição da Festa do Jazz traz a Lisboa o melhor da música improvisada

A Associação Sons da Lusofonia (ASL), com direção artística do músico Carlos Martins, programa, organiza e produz a Festa do Jazz que culmina num fim-de-semana de concertos na cidade de Lisboa. Desde há 15 anos, mais de uma centena de músicos das Escolas de Jazz de todo o país apresentam-se anualmente e competem pelo mais relevante prémio nacional do género: prémio Festa do Jazz, o único reconhecido pelos pares.

A decorrer este ano entre 22 e 25 de março, em Lisboa, em diversas salas, prevêem-se dias intensos com todas as gerações do jazz nacional. Das escolas aos mais consagrados, incluindo todos os agentes culturais, vividos por um público tão fiel quanto dotado de espírito crítico. Este ano, a Festa do Jazz irá explorar diferentes palcos numa colaboração fundamental com instituições como o Conservatório Nacional de Música, o Museu Nacional de História Natural e Ciência e a Imprensa Nacional.

Na sequência da edição anterior, serão atribuídos os Prémios RTP/Festa do Jazz consolidando, assim, esta parceria entre a ASL e RTP, promovendo a música improvisada portuguesa e dando a conhecer ao público os melhores músicos nacionais de cada ano.

Esta edição da Festa do Jazz, tal como as anteriores, será também o palco para a discussão e reflexão sobre o posicionamento da música improvisada em Portugal e no estrangeiro. Têm sido promovidos nos últimos anos encontros e discussões entre investigadores, músicos, instituições e outros agentes e público em geral, culminando este trabalho com a formalização da Rede do Jazz Português (nome de trabalho). A ASL/Festa do Jazz é membro da Europe Jazz Network com a qual irá organizar em Lisboa, entre 13 e 16 de Setembro de 2018, a primeira conferência europeia de jazz feita em Portugal.

Ao longo de 15 anos, passaram pela Festa do Jazz mais de 100.000 espectadores, cerca de 500 concertos, mais de 3.000 músicos participantes, mais de 20 escolas de jazz por ano e cerca de 75 acções de formação avançada.


- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,778FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Oficina Portátil de Artes: projeto social que conta com Francisco Rebelo (Orelha Negra, Fogo Fogo), apresenta curadoria no MEO Sudoeste

A OPA, projeto pedagógico e artístico de raiz intercultural, promovido pela Associação Sons da Lusofonia e que conta com...
- Publicidade -

Mais Recentes

Exposição “A Arte Chegou ao Colombo” celebra 10 anos com o apoio a artistas em início de carreira

A 10.ª edição surge num formato único, adaptado à nova realidade da pandemia.

Science4You lançou para o mercado o primeiro brinquedo do mundo sobre a COVID-19

A nova aposta da marca pretende que os mais novos aprendam sobre o mundo da imunologia e de que forma se podem proteger de vírus, fungos e bactérias, através de várias experiências e ferramentas didáticas.