Festa do Avante! terá uma lotação de 40 mil pessoas por dia

- Publicidade -

E os espetáculos terão de terminar até à 1h30 na sexta-feira e no sábado e até às 23h no domingo.

No ano passado, imensos portugueses ficaram indignados pelo acontecimento da Festa do Avante!, que foi dos poucos eventos a realizar-se em plena pandemia. Porém, nenhum surto surgiu da realização deste evento político, uma vez que todas as normas de segurança e higiene foram cumpridas. Mas nem tudo foi positivo, uma vez que a edição de 2020 deu um prejuízo histórico de 930.000€.

Apesar desse resultado bastante negativo, o evento vai novamente realizar-se em 2021, com todas as regras definidas pelas autoridades de saúde. Mas há diferenças em relação ao ano passado.

Se, em 2020, a lotação era de 33 mil pessoas, esse número sobe para 40 mil na edição deste ano. “A lotação máxima no recinto da Festa do Avante! licenciada em anos anteriores para 100 mil visitantes (e apenas considerando a área da Quinta da Atalaia) é atualizada este ano para a lotação de 40 mil”, diz o plano de contingência publicado pelo PCP.

Além disso, a área do recinto aumenta mais 10.000m2 este ano devido à abertura aos visitantes de áreas normalmente vedadas, no sentido de garantir um melhor descongestionamento e distanciamento, quer entre os diversos espaços quer entre os visitantes. A área total do recinto é de 314.671 m² (31,4 hectares).

No que toca aos horários, são os seguintes:

  • O horário de início da Festa do Avante! será, como habitualmente, às 19h. No entanto, para evitar aglomerações nas entradas, as portas abrirão, para os visitantes, às 16h;
  • Na sexta-feira e no sábado só é permitida entrada e reentrada na Festa até às 24h e no domingo até às 22h.
  • Todos os espaços de restauração encerram até à 1h, na sexta-feira e no sábado, e até às 22h30, no domingo.
  • Os espectáculos terminam até à 1h30 na sexta-feira e no sábado e até às 23h no domingo.

De resto, mantêm-se muitas das medidas postas em prática no ano passado: a redução de 10 palcos para 3 grandes palcos centrais; o aumento das áreas de plateia de todos os espaços de espectáculos; e a redução do número de paredes e a densidade da construção representando uma redução de cerca de 40% dos espaços, entre outras medidas.

Os espetáculos terão lugares marcados, com as cadeiras a estarem distanciadas por 1,2 metros. Naturalmente, o uso de máscara é obrigatório.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados