Aumento das frequências da Fertagus para Setúbal e Coina começa hoje

- Publicidade -

Para suportar o aumento da operação, a empresa irá contratar mais 29 trabalhadores.

A Fertagus vai implementar, a partir de hoje, domingo, dia 15 de dezembro, novos horários que incluem um aumento significativo na frequência de comboios para Setúbal e Coina. Esta alteração traduz-se numa maior disponibilidade de lugares nas ligações ferroviárias entre as duas margens do rio Tejo.

Com o novo horário, a empresa prevê realizar mais 28% de quilómetros anuais, totalizando 3.111.746 quilómetros. Este aumento reflete-se numa maior frequência de comboios e num reforço significativo da capacidade de transporte nos dois sentidos.

Os serviços para Setúbal serão particularmente beneficiados, com uma nova frequência de 20 minutos durante todo o dia, tanto nas horas de ponta como fora delas. Atualmente, estas frequências são de 30 minutos nos períodos de maior procura e de 60 minutos nos restantes horários. Esta mudança representa um crescimento de 73% nos lugares disponíveis em dias úteis e de 172% aos fins-de-semana e feriados.

Para Coina, os dias úteis mantêm frequências de 10 minutos nas horas de ponta e de 20 minutos fora deste período. No entanto, aos fins-de-semana e feriados, as novas frequências passam de 30 para 20 minutos.

Estas alterações foram implementadas sem necessidade de aquisição de novos comboios, sendo viabilizadas no âmbito do prolongamento da concessão da Fertagus até 31 de março de 2031, decidido pelo Governo no quadro de medidas para reequilibrar financeiramente o serviço.

Para suportar o aumento da operação, a empresa irá contratar mais 29 trabalhadores, reforçando as equipas em áreas como condução, manutenção, fiscalização, segurança e atendimento ao público. Actualmente, a Fertagus conta com 170 colaboradores.

A concessionária do serviço ferroviário entre Lisboa (Roma-Areeiro) e Setúbal, que cobre uma distância de 54 quilómetros, transportou cerca de 27 milhões de passageiros em 2023 e opera com uma frota de 18 comboios.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados