Um acontece a 29 de abril, o outro no dia seguinte.
Já se sabia que os eventos teste-piloto estavam previsto para este ano, no que é uma tentativa de perceber se a realização de espetáculos culturais é possível em tempos de pandemia.
Recentemente, em entrevista à SIC, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, tinha referido que os primeiros eventos-teste estavam previstos já para o final deste mês, acontecendo a 29 e 30 de abril. Pois bem, enquanto que um deles é dedicado ao humor, o outro foca-se na música.
O primeiro teste acontece a 29 de abril com o espetáculo Pi100Pé, no qual Fernando Rocha irá partilhar o palco com João Seabra e Pedro Neves. No dia seguinte, é altura de Pedro Abrunhosa brilhar num concerto teste-piloto.
Ambos os eventos acontecem na zona exterior do Altice Forum Braga, às 20h. Contudo, é preciso ter em atenção que a compra dos bilhetes é concluída através do agendamento de um teste rápido antigénio, a realizar-se nos dias do espetáculo. Ou seja, antes de irem ao evento, terão de, algures durante o dia, realizar um teste à COVID-19 e aguardar pelo resultado.
Quer isto dizer que é preciso alguma disponibilidade, pois não só os interessados terão de estar disponíveis para o evento, como terão de escolher uma hora para realizar o teste antigénio, o que pode não ser propriamente prático. Mas são as regras.
Além disso, os eventos-teste são exclusivos a residentes em Portugal, entre os 18 e os 65 anos de idade. Não podem ter estado infetados nos últimos 30 dias (embora isto seja muito difícil de saber ao pormenor), não podem pertencer a nenhum grupo de risco, não podem ter estado em contacto com infetados nos últimos 14 dias (novamente, algo difícil de saber) e também ficam de fora pessoas com contacto regular com pessoas de risco.
O teste, como já dissemos, é feito no dia do evento e somente é permitida a entrada a quem testar negativo. Em caso de teste positivo, o valor do bilhete será reembolsado.
Ao aceitarem participar, estão também a dar consentimento para o tratamento de dados/permissão de contacto pela DGS.