Famílias carenciadas podem pedir ajuda para tornar as suas casas energeticamente eficientes

- Publicidade -

Haverá 100.000 vales para distribuir.

As cerca de cem mil famílias que pagam tarifa social de eletricidade e têm habitação própria permanente podem agora candidatar-se a vales para financiar obras de melhoria da eficiência energética das suas casas. A informação foi avançada pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, o que significa que as candidaturas ao Vale Eficiência estão já abertas.

Na apresentação do programa de vales de eficiência energética, em Lisboa, o Ministro disse também que, até 2025, haverá 100 mil vales para atribuir, no valor de 1.300€ mais IVA, ou seja, 1.600€. Na primeira fase, até final de 2021, está prevista a distribuição de 20 mil vales no valor de 32 milhões de euros.

As obras que podem ser pagas através dos vales de eficiência energética são a substituição de janelas de classe energética A ou superior, a aplicação ou substituição de isolamento térmico (pavimentos exteriores e interiores, paredes exteriores ou interiores) e substituição de portas, a instalação de sistemas de arrefecimento ou aquecimento ambiente e de águas quentes sanitárias de classe A ou superior (bombas de calor, sistema solar térmico, caldeiras e recuperadores a biomassa).

Está ainda incluída a instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo.

O programa é concretizado através de empresas fornecedoras das obras que os beneficiários dos vales desejem fazer, que devem aconselhar as pessoas e apresentar orçamentos pormenorizados. Os beneficiários dos vales contratam a obra a uma empresa da lista existente no site do Fundo Ambiental, recebem o vale que permite à empresa fazer a obra, que, no final é paga à empresa pelo Fundo Ambiental.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados