Famel elétrica está atrasada e só chega em 2024

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Prometia-se um lançamento algures em 2023.

Corria o ano de 1975 e o rugido da recém-lançada Famel XF-17 espalhava-se por Portugal, daquela que mais do que uma motorizada, se tornaria um objeto de culto nas décadas seguintes. Foram-lhe dedicadas músicas, imagens e criados slogans, tornando-se um dos ícones do país no final do século XX, até ao encerramento da marca em 2002.

15 anos depois, a marca voltou à vida em 2017 e, desde então, tem vindo a desenvolver o novo modelo. E sim, adivinharam: trata-se de uma homenagem à mítica XF-17, mas que irá surgir em versão 100% elétrica.

A nova Famel E-XF tem dois modelos, a Café Racer (que dá para apenas um ocupante) e a Clássica (para dois ocupantes), podendo ambas vir em duas versões, equivalentes a cilindradas de 50 e de 125 centímetros cúbicos. O modelo de 50cc tem uma autonomia estimada de 70km (podendo ir aos 120km com uma segunda bateria) ao passo que o de 125cc, com duas baterias, tem autonomia estimada de 120km. A bateria demora, em média, cinco horas a carregar, e os novos modelos atingem uma velocidade máxima de 100 km/h.

Este revisitar de um clássico, mas modernizado, foi apresentado na Expomoto 2022, que decorreu em maio de 2022, e desde aí que não tivemos mais novidades.

Sabíamos, sim, que o lançamento estava prometido algures durante 2023, mas parece que não é isso que vai acontecer. No site oficial, ao fazermos uma simulação de reserva, temos a informação de que, afinal, os veículos somente começarão a ser entregues no primeiro trimeste de 2024, ou seja, até março desse ano.

Quem quiser adquirir o novo modelo, saibam que os preços começam nos 5.500€.

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