fbpx

Fachada do ViaCatarina Shopping vai receber nova obra de arte

Foi em janeiro deste ano que foi anunciado o grande vencedor da 5ª edição VIArtes, o concurso do ViaCatarina Shopping que desafia artistas a criarem uma obra de Arte Pública na fachada daquele centro comercial. Agora, o projeto CAMINHO MENOS PERCORRIDO, de Paulo Ramunni, vai finalmente ser implementado no próximo dia 30 de maio.

Basicamente, a fachada irá ficar com mais de 20 manequins, em tamanho real, que pretendem desviar a atenção de todos aqueles que vagueiam pela rua, representando o ritmo apressado com que todos nós vivemos.

Sobre o projeto, Paulo Ramunni refere que “gostaria que esta obra fizesse as pessoas pararem no seu percurso pela rua de Sta. Catarina, não só no sentido literal, fazendo com que elas estaquem de admiração ao se depararem com uma instalação escultórica tão invulgar como “O CAMINHO MENOS PERCORRIDO”, mas, também, que as fizesse parar no sentido de desviarem a sua atenção sobre o cansativo “ramerrame” mental no qual se encontram habitualmente imersas, ao se concentrarem em algo que, escapando à “linguagem” lógica normalizada a que estão acostumadas a responder, as impacte de tal maneira que as deixe numa forma de atenção diferente”.



A aposta do ViaCatarina na arte é para continuar

Paulo Ramunni é designer e escultor desde 1991 e as suas peças estão distribuídas por diversos museus de arte em todo o mundo. Alguns dos seus trabalhos estão também integrados no Best Of do Design Português (editado pelo Centro Português do Design), numa seleção das melhores peças de design nacional de sempre.

Este é o 5º ano consecutivo que o ViaCatarina Shopping reforça o seu apoio à criação artística e o seu papel de promotor da arte pública, enquanto veículo de comunicação e envolvimento com a comunidade residente e visitante da cidade do Porto.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,780FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
629SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Galeria lisboeta Welcome to Art promove exposição de arte solidária para apoiar a Cruz Vermelha Portuguesa

A galeria lisboeta Welcome to Art avança com a sua primeira exposição online que, desde o seu desenho, teve como critério incontornável uma coleção 100% composta por obras de artistas nacionais.

A arte da Mistaker Maker para combater o isolamento

Há agora um novo projeto que, apesar de não nos colocar em contacto direto com os idosos, tem o objetivo de criar empatia. Chama-se Sebenta Quarentena, surge através da Mistaker Maker e, através da arte, pretende minimizar o isolamento.

Há uma nova promotora de espetáculos em Portugal

E chega-nos por parte da marca Lemon, que tem na sua génese a associação ao entretenimento infantil e juvenil.

PARTIS, a iniciativa que quer dar voz à imprevisibilidade da arte comunitária e participativa

É de 24 a 26 de janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que irá decorrer mais uma iniciativa PARTIS – Práticas Artísticas de Inclusão Social
- Publicidade -

Mais Recentes