fbpx

Facebook responsável por 60% do phishing em redes sociais no início deste ano

O phishing de redes sociais é um cibercrime que envolve o roubo de dados pessoais a partir dos perfis de redes sociais da vítima. O hacker cria uma cópia de um site de uma rede social (como uma página de Facebook falsa), para onde tenta atrair vítimas inocentes, levando-as a fornecer os seus dados pessoais – como o nome, palavras-passe, número do cartão de crédito ou código PIN, entre outros.

No início do ano, o Facebook foi a rede social mais fácil de replicar de forma fraudulenta pelos hackers, com páginas do Facebook a serem frequentemente falsificadas para roubo de dados pessoais através de ataques phishing. Estes fazem parte de uma tendência a longo prazo: em 2017, o Facebook tornou-se um dos três principais alvos de phishing, atingindo os 8% de ataques totais, seguido pela Microsoft Corporation (6%) e pela PayPal (5%). No primeiro trimestre deste ano, o Facebook lidera também na categoria de phishing em redes sociais, seguido pelo VK – uma rede social russa – e pelo LinkedIn. Para isso contribuiu a média mensal de 2.13 mil milhões de utilizadores mundiais ativos, incluindo os que acedem a outras aplicações através das credenciais do Facebook, o que torna os utilizadores da rede social um alvo rentável para os hackers responsáveis por ataques phishing.

Esta realidade reforça a ideia de que os dados pessoais são cada vez mais valiosos no mundo da tecnologia de informação – tanto para organizações legítimas como para hackers. Estes estão em constante busca por novos métodos para atingir os utilizadores, pelo que é importante estar atento a técnicas fraudulentas. Por exemplo, a tendência mais recente é o envio de emails de spam relacionados com o RGPD (Regulação Geral de Proteção de Dados), que incluem ofertas para webinars, pagos, de clarificação da nova legislação, ou convites para a instalação de software específico que permite o acesso a recursos online para garantir o cumprimento das novas leis.

Os investigadores da Kaspersky Lab aconselham os utilizadores a adotar as seguintes medidas de proteção contra o phishing:

  • Verificar sempre o endereço, o link e o email do remetente antes de clicar em alguma coisa – melhor ainda seria não clicar no link mas inserir o endereço no motor de busca;
  • Antes de clicar em qualquer ligação, verificar se o endereço apresentado é o mesmo que o do hyperlink (a localização real para onde a ligação o direciona) – para isso basta passar o rato por cima da ligação, sem clicar nela;
  • Utilizar apenas uma conexão segura, em especial se forem visitados websites sensíveis. Como precaução, não utilizar redes Wi-Fi desconhecidas ou públicas que não necessitem de proteção por palavra-passe. Como proteção máxima, utilizar uma solução VPN que encripte o tráfego. E não esquecer que, se for utilizada uma conexão insegura, os hackers poderão redirecionar o indivíduo, de forma indetetável, para páginas de phishing;
  • Verificar a conexão HTTPS e o nome do domínio quando é aberta uma página web. Estes pormenores são especialmente importantes quando são visitados sites que contêm informação importante – como sites bancários, lojas online, redes sociais, etc.;
  • Nunca partilhar os dados mais importantes, como credenciais de acesso, palavras-passe, cartões bancários, etc., com terceiros. Empresas oficiais nunca requerem estes dados por emails;
  • Utilizar uma forte solução de segurança com tecnologias comportamentais anti phishing, como o Kaspersky Total Security, para detetar e bloquear ataques de spam e phishing.
- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,788FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
631SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Ferramenta de transferência de fotos e vídeos do Facebook passa a incluir o Dropbox e Koofr

Recorde-se que, no início deste ano, o Facebook lançou uma ferramenta de transferência de fotos e vídeos com o Google Fotos.

Há uma nova burla que usa o nome do Facebook

Receberam algum email do género? Apaguem-no imediatamente.

Adeus Mixer. Olá Facebook Gaming

A Microsoft vai transferir o seu serviço de streaming para o Facebook.

Ainda não têm o “novo” Facebook? É normal. Pode depender do browser

Experimentem mudar de browser e digam-nos o que aconteceu.
- Publicidade -

Mais Recentes