Facebook expôs passwords de milhões de contas aos seus funcionários

É mais um escândalo que está a afetar o império de Mark Zuckerberg. Depois do ano negro de 2018, em que milhões e milhões de contas tiveram os seus dados expostos, parece que este é um problema que começa a ser cada vez mais recorrente nas redes sociais mais utilizadas no planeta.

- Publicidade -

Desta vez, o site KrebsOnSecurit deu conta que milhões de utiizadores – entre 200 a 600 milhões de contas – tiveram as passwords de acesso às suas contas guardadas num simples ficheiro de texto que estava acessível a mais de 20 mil funcionários da rede social Facebook. Os dados estavam acessíveis sem proteção (hash) nos servidores da empresa.

Foram expostos dados de dezenas de milhões de utilizadores do Facebook (onde se conta também a versão Facebook Lite, para smartphones) e centenas de milhares de contas do Instagram.

Diz-se que alguns casos datam de 2012. Ou seja, durante sete anos, os funcionários, se quisessem, podiam aceder a informação privada e pessoal, o que é gravíssimo.



Mas o Facebook parece não dar muita importância ao assunto. Pouco depois da notícia ter sido divulgada, foi divulgado um comunicado de imprensa, com o título “Keeping Passwords Secure”, referindo que não tinham conseguido guardar com segurança as passwords.

O mais caricato é que, no início do texto, Pedro Canahuati, vice-presidente de Engenharia, Segurança e Privacidade que assina este comunicado, refere somente “alguns utilizadores”. Porém, logo no parágrafo seguinte, percebe-se que “alguns” significa, na verdade, “centenas de milhões de utilizadores”.

No texto, Canahuati refere que a falha de segurança foi descoberta somente em janeiro deste ano, tentando ainda sossegar quem tem conta no Facebook: “Para deixar claro, essas senhas nunca ficaram visíveis para ninguém fora do Facebook e, até agora, não encontrámos provas de que ninguém tenha abusado internamente, ou as tenha utilizado indevidamente”.

O Facebook irá agora notificar os utilizadores expostos a mais um escândalo. Para já, e enquanto se aguarda por novos desenvolvimentos, devem já mudar a vossa password.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,987FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
785SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

Análise – Razer Anzu

Os Razer Anzu são uma aposta no útil e agradável, que se distancia do mundo do gaming, com algo que pode ser uma bela ferramenta de comunicação dentro e fora de casa.

Facebook vai restringir o alcance de grupos que violam as regras

Será desta que vamos deixar de ver os famosos diretos de venda de roupa e outros produtos?

Facebook expande eventos online pagos e subscrições de fãs a Portugal

Desta forma, os criadores de conteúdos têm novas formas de ganhar dinheiro no Facebook.

Lançamento do iOS 14 pode afetar os anúncios do Facebook. Saibam como

Estima-se que estas alterações sejam incluídas numa atualização do iOS 14 no início de 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

EMEL volta a cobrar estacionamento e introduz novas tarifas

Até aqui existiam três tarifários, divididos por cores. Mas isso agora mudou.

Startup portuguesa cria solução para dar gorjetas sem ser preciso uma app dedicada

Escusado será dizer que também não é preciso tocar em dinheiro.

Há 11 novos tokens de criptomoedas disponíveis na Revolut

Agora, a oferta é de 21 tokens para todos os utilizadores.