Facebook expôs passwords de milhões de contas aos seus funcionários

- Publicidade - trk
- Publicidade -

É mais um escândalo que está a afetar o império de Mark Zuckerberg. Depois do ano negro de 2018, em que milhões e milhões de contas tiveram os seus dados expostos, parece que este é um problema que começa a ser cada vez mais recorrente nas redes sociais mais utilizadas no planeta.

Desta vez, o site KrebsOnSecurit deu conta que milhões de utiizadores – entre 200 a 600 milhões de contas – tiveram as passwords de acesso às suas contas guardadas num simples ficheiro de texto que estava acessível a mais de 20 mil funcionários da rede social Facebook. Os dados estavam acessíveis sem proteção (hash) nos servidores da empresa.

Foram expostos dados de dezenas de milhões de utilizadores do Facebook (onde se conta também a versão Facebook Lite, para smartphones) e centenas de milhares de contas do Instagram.

Diz-se que alguns casos datam de 2012. Ou seja, durante sete anos, os funcionários, se quisessem, podiam aceder a informação privada e pessoal, o que é gravíssimo.



Mas o Facebook parece não dar muita importância ao assunto. Pouco depois da notícia ter sido divulgada, foi divulgado um comunicado de imprensa, com o título “Keeping Passwords Secure”, referindo que não tinham conseguido guardar com segurança as passwords.

O mais caricato é que, no início do texto, Pedro Canahuati, vice-presidente de Engenharia, Segurança e Privacidade que assina este comunicado, refere somente “alguns utilizadores”. Porém, logo no parágrafo seguinte, percebe-se que “alguns” significa, na verdade, “centenas de milhões de utilizadores”.

No texto, Canahuati refere que a falha de segurança foi descoberta somente em janeiro deste ano, tentando ainda sossegar quem tem conta no Facebook: “Para deixar claro, essas senhas nunca ficaram visíveis para ninguém fora do Facebook e, até agora, não encontrámos provas de que ninguém tenha abusado internamente, ou as tenha utilizado indevidamente”.

O Facebook irá agora notificar os utilizadores expostos a mais um escândalo. Para já, e enquanto se aguarda por novos desenvolvimentos, devem já mudar a vossa password.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Facebook vai descontinuar algumas funcionalidades no final deste mês

Já se usaram bastante, mas hoje em dia nem por isso.

Há cada vez mais burlas com lojas no Facebook e Instagram

Entre janeiro e março, o número de queixas disparou 325% face a 2021.

Portugueses desenvolveram tecnologia para exploração autónoma das profundezas do oceano

Algo que vai ajudar a reduzir os custos e a ter acesso a novos dados muito mais rapidamente.

Huawei quer voltar a ser líder no segmento dos smartphones em Portugal

Mas sem os Google Mobile Services vai ser complicado.
- Publicidade -
- Publicidade - trk
- Publicidade -

Mais Recentes

Volbeat apresentam novo álbum em Lisboa

Os dinamarqueses Volbeat acabam de anunciar o muito aguardado regresso à estrada, para uma digressão pela Europa durante o outono deste ano.