O preço elevado dos smartphones dobráveis está a revelar-ser num entrave para se tornarem mais populares.
Apresentados como eventuais substitutos dos smartphones tradicionais, os smartphones dobráveis ainda lutam para se afirmar num mercado altamente competitivo. O formato desperta alguma curiosidade e beneficia do interesse de grandes fabricantes como Samsung, Huawei e Honor, mas o resto da indústria parece estar a colocar questões sobre a estratégia a adotar.
Novas informações que nos chegam da China indicam que uma marca chinesa está a planear sair desse segmento de nicho. A empresa está a repensar internamente a sua estratégia e suspendeu o lançamento de novos smartphones dobráveis. Contudo, a identidade dessa marca não foi revelada.
Esta notícia vem confirmar que o setor luta para se tornar uma alternativa interessante e viável para a maioria das fabricantes, com exceção dos poucos fabricantes já estabelecidos que mencionámos anteriormente. Até uma gigante como a Xiaomi demorou algum tempo para entrar nesta batalha com o seu Mix Flip. Com o formato de concha, a fabricante pretende vender 500 mil unidades e a sua produção deverá chegar a 460 mil unidades este ano. Por outro lado, o Mix Fold 4 deverá ficar limitado às 100 mil unidades.
Ao mesmo tempo, marcas como a OPPO e a VIVO adiaram o lançamento das suas novas gamas de smartphones dobráveis. As duas empresas consideraram seguir a Xiaomi neste segmento, mas os seus projetos ainda nem sequer começaram. Outras fabricantes em crescimento, como a Transsion (Infinix, Itel, Tecno, etc.), deixaram de desenvolver produtos dobráveis. No entanto, a empresa era ambiciosa com a sua marca Tecno e modelos como o V Fold ou o V Flip. No final do verão, a empresa apresentou os V Fold2 e o V Flip2, bem como um conceito de smartphone tri-dobrável.
Esses nomes podem não ser muito familiares para a grande maioria dos consumidores ocidentais, mas são nomes com uma enorme presença no mercado asiático. O abrandamento da procura no mercado chinês também estará na origem destas mudanças repentinas de estratégia.
O interesse pelos smartphones dobráveis diminuiu
Segundo os dados da IDC, a procura por smartphones dobráveis aumentou “apenas” 13,6% no terceiro trimestre de 2024. A chegada do Galaxy Z Fold Special Edition ou do triplo dobrável Huawei Mate XT poderá tentar inverter essa tendência nos próximos meses. A não ser que o setor esteja a aguardar por uma possível abordagem do formato por parte da Apple, que ainda não mencionou oficialmente essa possibilidade. Por enquanto, a Samsung enfrenta vendas menores do que o esperado para o Galaxy Z Fold6 e Z Flip6, uma situação que deverá levar a sul-coreana a lançar um Galaxy Z Flip SE mais acessível no próximo ano.
Em Portugal, como na maioria das regiões do mundo, o preço dos smartphones dobráveis é uma barreira à sua compra. Além disso, o seu design pode torná-los menos robustos e mais difíceis de reparar do que um smartphone tradicional.
Quem introduz o conceito no mercado e o desenvolve é a Motorola, propriedade da Lenovo, que não é referência no artigo, pelo que deixa-me muitas dúvidas quanto á análise feita.