Há caracóis gigantes à solta no Centro Comercial Colombo até setembro

- Publicidade -

A culpa é da exposição REGENER’ART, pela primeira vez em Portugal.

Mais de uma centena de caracóis gigantes invadiram hoje, 5 de junho, o Centro Comercial Colombo, em Lisboa, mas não representam qualquer perigo, antes pelo contrário: são coloridos, simpáticos e sustentáveis.

Estes caracóis tratam-se de esculturas parte da exposição REGENER’ART, pela primeira vez em Portugal e que, segundo comunicado, “pretende estimular o debate sobre a importância e o impacto ambiental da regeneração do plástico“. Esta é a 13.ª edição do projeto “A Arte Chegou ao Colombo“, projeto pioneiro do Colombo lançado em 2011 que contribui para a divulgação e promoção de atividades culturais.

A autoria da exposição é do coletivo artístico Cracking Art, que já passou por Veneza, Milão, Coreia do Sul, Santiago do Chile, entre outros, e que celebra este ano o seu 30º aniversário.

Ao todo são 126 obras de diferentes tamanhos e cores espalhadas na Praça Central do Colombo, seja no chão ou nas colunas, criando um efeito 360º único, bem como nas entradas das estações ferroviárias do Rossio e de Roma-Areeiro, em Lisboa, onde estão expostas duas esculturas de grandes dimensões.

A escolha do caracol como personagem principal desta instalação é por este ser um “símbolo do renascimento, da regeneração e da melhoria da vida, sendo um dos animais mais significativos para os seus criadores“. Para a exposição foram criados 80 caracóis pequenos de 240 quilos, 40 médios com 400 quilos e seis grandes, com 680 quilos. As peças foram criadas “através de rotomoldagem, o sistema de produção onde o pó plástico adere às paredes do molde por rotação. Este sistema permite não só criar obras em grande escala com uma menor quantidade de material, como um menor consumo de energia e desperdício mínimo no processamento que pode ser reutilizado“.

A exposição REGENER’ART é gratuita e pode ser vista até dia 3 de setembro.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Publicidade

Relacionados

Mais recentes