Exposição “A Arte Chegou ao Colombo” celebra 10 anos com o apoio a artistas em início de carreira

A 10.ª edição surge num formato único, adaptado à nova realidade da pandemia.

A Arte Chegou ao Colombo
- Publicidade -

Já estão a ser celebrados os 10 anos da exposição A Arte Chegou ao Colombo, se bem que com um formato como ainda não se tinha visto até então. E além do formato, há também novidades em relação à sua génese: ao invés de promover o trabalho de reconhecidos artistas nacionais e internacionais, como é habitual, este ano o intuito é promover vários artistas em início de carreira.

Neste novo contexto, a tradicional exposição no Centro Colombo deu lugar a uma programação especial com dois grandes momentos: o lançamento de uma retrospetiva digital que reúne os conteúdos de todas as edições anteriores e a instalação de arte aérea na cúpula da Praça Central.

Em breve será ainda apresentado o Prémio de Arte de apoio artistas emergentes.

Mundus Imaginalis é o nome da instalação de arte área que já pode ser vista no Centro Colombo. Criada pelos jovens artistas do coletivo Error-43 e com curadoria da State of the Art, Mundus Imaginalis consiste numa semi-esfera leve, que vai estar colocada na cúpula da Praça Central e que simboliza o fim do confinamento, através de uma bola de espelhos em constante deformação num espetro de formas e luz.

Os visitantes podem circular livremente por baixo da instalação, ou contemplar a peça a partir das galerias da Praça Central com a sua imagem refletindo – e confundindo-se, quer com o meio ambiente, quer com a imagem das outras pessoas, criando um efeito ilusório, como um sonho em movimento.

Lançado em 2011, A Arte chegou ao Colombo é um projeto pioneiro que contribui para a divulgação e promoção de atividades culturais, aproximando os visitantes do conhecido centro comercial das diversas manifestações artísticas e promovendo a sua participação e interação com a arte de forma gratuita e acessível a todos.

Nos últimos dez anos, o Centro Colombo recebeu exposições de diversos artistas de reconhecimento nacional e internacional, que foram vistas por mais de 1.2 milhões de pessoas, promovendo uma verdadeira democratização da arte.

- Publicidade -

Parceiros

Relacionados

Exposição de Harry Potter em Lisboa já não vai reabrir

Se tudo tivesse decorrido normalmente, a Harry Potter: The Exhibition deveria ter-se despedido da capital lisboeta no passado dia 8 de abril. Porém, o surto de COVID-19 fez com que a exposição dedicada àquele universo terminasse abruptamente a 16 de março.

Exposição portuguesa de arte contemporânea mOstra é inaugurada de forma virtual

Ao longo das suas várias edições, a Mostra registou mais de 25.000 pessoas.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

DreamsCom regressa com mais um festival virtual de experiências feitas no Dreams

A DreamsCom 21 começa já no próximo dia 27 de julho.

Ouve aqui aos dois primeiros temas de Dune, de Hans Zimmer

Hans Zimmer está de volta com mais uma banda sonora original, para um dos filmes mais antecipados do ano.

Lacuna Coil, Decapitated e Orphaned Land reconfirmados para o Laurus Nobilis 2022

A organização promete muito mais nomes para anunciar, entre os quais algumas surpresas.