Exposição “A Arte Chegou ao Colombo” celebra 10 anos com o apoio a artistas em início de carreira

- Publicidade -

A 10.ª edição surge num formato único, adaptado à nova realidade da pandemia.

A Arte Chegou ao Colombo

Já estão a ser celebrados os 10 anos da exposição A Arte Chegou ao Colombo, se bem que com um formato como ainda não se tinha visto até então. E além do formato, há também novidades em relação à sua génese: ao invés de promover o trabalho de reconhecidos artistas nacionais e internacionais, como é habitual, este ano o intuito é promover vários artistas em início de carreira.

Neste novo contexto, a tradicional exposição no Centro Colombo deu lugar a uma programação especial com dois grandes momentos: o lançamento de uma retrospetiva digital que reúne os conteúdos de todas as edições anteriores e a instalação de arte aérea na cúpula da Praça Central.

Em breve será ainda apresentado o Prémio de Arte de apoio artistas emergentes.

Mundus Imaginalis é o nome da instalação de arte área que já pode ser vista no Centro Colombo. Criada pelos jovens artistas do coletivo Error-43 e com curadoria da State of the Art, Mundus Imaginalis consiste numa semi-esfera leve, que vai estar colocada na cúpula da Praça Central e que simboliza o fim do confinamento, através de uma bola de espelhos em constante deformação num espetro de formas e luz.

Os visitantes podem circular livremente por baixo da instalação, ou contemplar a peça a partir das galerias da Praça Central com a sua imagem refletindo – e confundindo-se, quer com o meio ambiente, quer com a imagem das outras pessoas, criando um efeito ilusório, como um sonho em movimento.

Lançado em 2011, A Arte chegou ao Colombo é um projeto pioneiro que contribui para a divulgação e promoção de atividades culturais, aproximando os visitantes do conhecido centro comercial das diversas manifestações artísticas e promovendo a sua participação e interação com a arte de forma gratuita e acessível a todos.

Nos últimos dez anos, o Centro Colombo recebeu exposições de diversos artistas de reconhecimento nacional e internacional, que foram vistas por mais de 1.2 milhões de pessoas, promovendo uma verdadeira democratização da arte.

- Publicidade -

Relacionados