Exposição “A Arte Chegou ao Colombo” celebra 10 anos com o apoio a artistas em início de carreira

A 10.ª edição surge num formato único, adaptado à nova realidade da pandemia.

A Arte Chegou ao Colombo

Já estão a ser celebrados os 10 anos da exposição A Arte Chegou ao Colombo, se bem que com um formato como ainda não se tinha visto até então. E além do formato, há também novidades em relação à sua génese: ao invés de promover o trabalho de reconhecidos artistas nacionais e internacionais, como é habitual, este ano o intuito é promover vários artistas em início de carreira.

Neste novo contexto, a tradicional exposição no Centro Colombo deu lugar a uma programação especial com dois grandes momentos: o lançamento de uma retrospetiva digital que reúne os conteúdos de todas as edições anteriores e a instalação de arte aérea na cúpula da Praça Central.

Em breve será ainda apresentado o Prémio de Arte de apoio artistas emergentes.

Mundus Imaginalis é o nome da instalação de arte área que já pode ser vista no Centro Colombo. Criada pelos jovens artistas do coletivo Error-43 e com curadoria da State of the Art, Mundus Imaginalis consiste numa semi-esfera leve, que vai estar colocada na cúpula da Praça Central e que simboliza o fim do confinamento, através de uma bola de espelhos em constante deformação num espetro de formas e luz.

Os visitantes podem circular livremente por baixo da instalação, ou contemplar a peça a partir das galerias da Praça Central com a sua imagem refletindo – e confundindo-se, quer com o meio ambiente, quer com a imagem das outras pessoas, criando um efeito ilusório, como um sonho em movimento.

Lançado em 2011, A Arte chegou ao Colombo é um projeto pioneiro que contribui para a divulgação e promoção de atividades culturais, aproximando os visitantes do conhecido centro comercial das diversas manifestações artísticas e promovendo a sua participação e interação com a arte de forma gratuita e acessível a todos.

Nos últimos dez anos, o Centro Colombo recebeu exposições de diversos artistas de reconhecimento nacional e internacional, que foram vistas por mais de 1.2 milhões de pessoas, promovendo uma verdadeira democratização da arte.

Sigam-nos

10,843FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
632SeguidoresSeguir

Relacionados

Exposição de Harry Potter em Lisboa já não vai reabrir

Se tudo tivesse decorrido normalmente, a Harry Potter: The Exhibition deveria ter-se despedido da capital lisboeta no passado dia 8 de abril. Porém, o surto de COVID-19 fez com que a exposição dedicada àquele universo terminasse abruptamente a 16 de março.

Exposição portuguesa de arte contemporânea mOstra é inaugurada de forma virtual

Ao longo das suas várias edições, a Mostra registou mais de 25.000 pessoas.

Oeiras vai receber uma mega exposição de construções LEGO

É, na verdade, a maior exposição nacional de construções LEGO. Chama-se BRInCKa e, após várias edições espalhadas pelo país desde 2010, Oeiras volta a receber mais uma edição, naquela que será a quinta vez que a cidade acolhe o evento.

Festival Monstra traz a Portugal exposição dedicada aos filmes de Tim Burton

É, na verdade, uma exposição de homenagem aos filmes de animação do realizador norte-americano, e insere-se na programação dos 20 anos do Monstra - Festival de Animação de Lisboa.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

RGP GIN. Novo gin português está quase a chegar ao mercado

Foi destilado a partir das mais aromáticas ervas das terras lusitanas e definido com um teor alcoólico de 37,5%.

Análise – Ghost of Tsushima: Legends

A fantasia e a cooperação invadem Tsushima.