Bira dos Namorados – Pregos e hambúrgueres artesanais na baixa do Porto

por Joel Vasco

Situado na baixa portuense, na Rua de Ceuta nº 61, o Bira dos Namorados apresenta-se como uma Hamburgueria e Pregaria artesanal. É um espaço descontraído, repleto de criatividade e que complementa a tradição com inovação.

Toda a decoração é personalizada, encontrando muito simbolismo da cultura tradicional minhota, e alguma referência à tradição do Porto. Até a loiça é personalizada. Os pratos, por exemplo, vêm com uma mensagem do Bira dos Namorados, um pormenor interessante e singular. Associado a este espaço existe, também, uma loja onde podem comprar produtos regionais.

Quando nos sentámos na mesa, e até antes de pegar no menu, reparámos no tradicional jogo do stop que estava em cima da mesa, juntamente com vários lápis. Não resistimos a jogar e a terminar o jogo no fim do jantar, pois claro. É uma boa maneira de passar o tempo enquanto se espera pelos pratos – embora o tempo de espera tenha sido muito reduzido, uma vez que foram bastante rápidos a servir. Já do lado inverso da folha podíamos observar uns desenhos para os mais pequenos colorirem.

Como entradas, e porque a fome apertava, experimentámos um pão tostado com paté de alheira, tomate e coentros e uns cogumelos grelhados com queijo grana padano (Não sobrou nada!). Havia ainda pataniscas, pica pau, azeitonas, presunto e chouriço, tábua de queijo e, até, o tradicional caldo verde.

Todos os hambúrgueres e pregos têm o nome de música/dança tradicional portuguesa. Há nomes como o Malhão, Machadinha, Chamarrita, Chula, Bailarico, Pauliteiro, Giranda, Farrapeira ou Tirana. Nomes curiosos, sem dúvida.

Quanto aos pratos, escolhemos um Hambúrguer Birazinha (hambúrguer grelhado de carne de vaca acompanhado de ovo estrelado, linguiça, bacon e queijo gouda, servido no prato com molho especial de francesinha) e o Prego Pauliteiro (bife de vaca grelhado em sal e pimenta com queijo da serra, cebola caramelizada e molho de alho, servido em pão chapata). A combinação de sabor do queijo de cabra com a cebola e o bife estava ótima.

Ambos os pratos vinham acompanhados de um mix de batata doce e batata normal frita, além de três molhos em recipientes à parte (Molho Batata: maionese, bacon, queijo creme e orégãos; Mostarda e Mel: mostarda, mel, lima e paprica; Maionese de Alho Assado: maionese e alho assado).

A combinação de sabores que podem provar no Bira dos Namorados é extensa. Nos pregos, para além do mais tradicional com a carne de vaca grelhada, há pregos de polvo grelhado, peru grelhado e posta de novilho grelhada. Nos hambúrgueres, há também o de frango, de bacalhau, de feijão vermelho e o de cogumelos Portobello com recheio de alheira vegetariana panada. Aqui os vegetarianos não passam fome!

Para molhar o bico, o Bira dos Namorados sugere-nos, dentro das três marcas de cervejas artesanais que disponibilizam (Alma, Amphora e Letra), a que melhor harmoniza com os hambúrgueres e pregos que fazem. É, sem dúvida, uma excelente ideia que ajuda os mais indecisos. Adicionalmente há também diversos vinhos, sumos de lata, águas, finos e limonada de sabores ou laranjada natural.

Para terminar o jantar, nada melhor que a sobremesa. As opções eram muitas, entre tiramisù, a bavaroise de manga, a mousse de bolacha de Oreo, o pudim abade priscos, a maria e o manel (queijo e marmelada), a mousse de Nutella e avelã, a mousse de chocolate e caramelo salgado, a mousse de Snickers e os diversos cheesecakes, (de frutos vermelhos, maracujá, limão, bolacha-Oreo, nata do céu, Perna de Pau e manga maracujá). Como já devem ter percebido, a escolha foi bem complicada (no bom sentido), mas lá nos decidimos e optámos por uma baba de camelo com avelã e um cheesecake de frutos vermelhos, ambos divinais. Estas sobremesas foram servidas em pequenos potes de vidro dos iogurtes antigos em cima de um prato personalizado.

É fácil perceber que simplesmente adorámos o Bira dos Namorados. Não só a simpatia do staff e a excelência da comida eram de destacar, como a própria decoração é de realçar, percebendo-se que tudo nesta casa foi pensado ao pormenor. Cada azulejo do balcão, cada bocado de parede, cada candeeiro, cada mesa, cada cadeira e cada objeto decorativo. Sem dúvida que iremos lá regressar muito em breve.

O Bira dos Namorados está aberto às segundas das 19h30 às 23h, de terça-feira a sexta-feira das 12h às 14h30 e das 19h30 às 23h e aos sábados das 12h às 15h e das 19h30 às 23h. As reservas devem ser feitas ligando para o 22 208 1009.

Bira dos Namorados Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato


 

Deixar uma resposta

Também pode interessar

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: