Estudos técnicos para expansão do Metro até à Costa da Caparica e Trafaria vão começar de imediato

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Este novo troço acrescentará mais cerca de 6,6 quilómetros à atual rede e permitirá uma ligação direta ao transporte fluvial.

Tal como divulgado na semana passada, foi hoje assinado o protocolo entre a Câmara Municipal de Almada, o Metropolitano de Lisboa e a TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa) para a elaboração do projeto de expansão do Metro até à Costa da Caparica e Trafaria, passando por Santo António e São João.

O protocolo de colaboração tem por objeto definir os termos e condições de cooperação a estabelecer entre as partes tendo em vista o estudo, planeamento e concretização do projeto de extensão do Metro Sul do Tejo, designadamente no que se refere ao seu objeto, custos, faseamento e definição do traçado.

O novo traçado proposto pela Câmara Municipal de Almada é um passo significativo na melhoria do transporte público, oferecendo uma alternativa rápida, eficiente e ecológica aos habitantes e visitantes destas zonas costeiras. Este novo troço, que acrescentará mais cerca de 6,6 quilómetros à atual rede, permitirá uma ligação direta ao transporte fluvial.

Relativamente à redução do tráfego rodoviário, espera-se uma diminuição significativa do tráfego automóvel nas principais vias de acesso à Costa da Caparica e Trafaria, contribuindo para um ambiente mais limpo e menos congestionado. O projeto vai proporcionar um acesso mais fácil e rápido às praias da Costa da Caparica, beneficiando residentes, turistas e promovendo o turismo local. Este novo troço, que passará a servir também as zonas habitacionais de Santo António e São João, será também um incentivo ao desenvolvimento económico da região, atraindo novos negócios e oportunidades de emprego.

Para já, caberá ao Metropolitano de Lisboa a Gestão do Projeto. Isto significa que a empresa terá de estabelecer e assegurar a colaboração entre as partes; desenvolver e/ou promover o relatório de diagnóstico; fazer a avaliação da viabilidade técnica-económica do traçado de referência e a realização de serviços de cartografia e de topografia, entre outros.

Já a Câmara Municipal de Almada ficará responsável por estabelecer as condições de inserção urbana do novo traçado, no território sob sua tutela administrativa, particularmente de harmonização com as áreas urbanas abrangidas pelo novo troço.

Quanto à TML, caberá assegurar a articulação e gestão do projeto de expansão do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica, abrangendo os estudos sobre tráfego e procura, bem como a harmonização das opções de transporte público com os demais modos de transporte e tarifário no contexto da área metropolitana de Lisboa.

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3 Comentários

  1. Não compreendo o facto de o metro/electrico estar já para lá do Monte de Caparica quase às portas de Pera e o normal e bom senso era seguir para Trafaria e depois Costa da Caparica mas inexplicalmente vai há Costa e depois Trafaria para mim não tem lógica?

  2. É a câmara mais indigente de que há memória, trata muito mal o espaço público e quem o habita, apenas quem o visita parece merecer alguma atenção. Com outros isto seria uma boa notícia, com estes faz lembrar um stunt da tv do antigamente: quantos é que cabem num mini?

  3. Se for como os estudos que fizeram quando construíram a linha ao pé de uma estrada principal de escoamento de trânsito onde agora está tudo entupido, onde para fazer 50 metros os carros têm de esperar cerca de 15minutos para que o sinal abra e quando abre só passam 2 ou 3 carros porque logo atrás de um, vem outro METRO muitas vezes nem chegando a abrir o sinal . Onde suprimiram 2 faixas de rodagem ficando uma faixa para cada sentido onde também têm de passar Autocarros e os carros não podem ultrapassar porque é traço continuo e quando aparece uma viatura de emergência médica os carros não têm como se desviar, então deve ficar uma bela MERDA.

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