O plano de expansão do Metro Sul do Tejo visa não só melhorar a conectividade regional, mas também criar uma alternativa de transporte mais rápida.
O projeto de expansão do Metro Sul do Tejo (MST) para a Costa da Caparica e para a Trafaria está a entrar na sua fase inicial de participação pública, com o objetivo de envolver as comunidades locais no desenvolvimento da infraestrutura.
A extensão da linha 3 do MST é vista como um passo importante para o futuro da mobilidade urbana na região, não apenas como uma melhoria no transporte público, mas também como um contributo para a sustentabilidade ambiental e para a qualidade de vida das pessoas. Esta fase de participação pública faz parte de um processo contínuo de diálogo, cujo foco é garantir que as opções adoptadas sejam benéficas para todos.
A Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA FCT), da Universidade NOVA de Lisboa, foi escolhida para organizar e moderar as sessões de participação, assegurando a independência dos relatórios que serão elaborados a partir dos contributos recolhidos.
A primeira sessão técnica ocorrerá a 10 de fevereiro, no Auditório do Uninova, na NOVA FCT. Nos dias 20 e 21 de fevereiro, serão realizadas as sessões de participação pública, nas quais os cidadãos poderão dar o seu contributo, respectivamente no Casino da Trafaria e no INATEL, na Costa da Caparica. O processo será encerrado a 6 de março, com a divulgação pública dos resultados e do planeamento das próximas fases do projeto.
O plano de expansão do MST visa não só melhorar a conectividade regional, mas também criar uma alternativa de transporte mais rápida, eficiente e ambientalmente sustentável para os residentes e visitantes destas zonas ribeirinhas. Com um traçado de 7,16 km e 10 novas estações, a expansão da linha 3 promete reduzir a dependência do transporte individual e contribuir para as metas de neutralidade carbónica de Portugal para 2050.
Além da criação de novas infraestruturas de transporte, o projeto inclui a requalificação de espaços públicos ao longo do traçado e o desenvolvimento de um percurso para mobilidade activa, que será integrado com a Rede Ciclável Concelhia. A nova linha ligará o Campus da NOVA FCT à Estação Fluvial da Trafaria em apenas 19 minutos, com novas interfaces de transporte no Centro da Costa da Caparica e na Trafaria.