EUSOUDIGITAL é a iniciativa que vai promover a literacia digital em Portugal

Qualquer adulto pode inscrever-se como aluno e agendar a sua sessão de capacitação digital.

- Publicidade -

Foi lançado o programa EUSOUDIGITAL, uma iniciativa que visa promover a literacia digital de um milhão de adultos em Portugal até ao final de 2023. Uma rede nacional de milhares de voluntários, apoiados em mais de 1500 espaços em todo o País, irão levar o digital a quem mais precisa.

Esta iniciativa irá apoiar adultos que nunca utilizaram a Internet, através de ações de capacitação digital desenvolvidas por voluntários no contexto familiar ou em locais de proximidade na comunidade, como juntas de freguesia, escolas, lares, entre outros, criando uma geração de novos digitais. Mais do que ligar as pessoas através da Internet, este programa de âmbito nacional pretende combater o isolamento e tornar mais fácil o dia a dia dos portugueses.

O programa visa contribuir para alterar o panorama digital em Portugal: em 2020, a percentagem da população que nunca utilizou a Internet chegava aos 18%. O objetivo é colocar este indicador abaixo dos 10%, até ao final de 2023, tornando Portugal mais avançado, inclusivo e participativo.

Todos podem participar no EUSOUDIGITAL, seja sob a forma de mentores, alunos ou parceiros do programa, uma vez que qualquer cidadão, a partir dos 18 anos, pode voluntariar-se para ser um dos milhares de mentores e ajudar os seus pais, avós ou amigos a dar os primeiros passos na Internet.

Qualquer adulto pode inscrever-se como aluno e agendar a sua sessão de capacitação digital, onde irá aprender a pesquisar e navegar na Internet, criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social ou usar o correio eletrónico, de forma simples e gratuita.

Também municípios, juntas de freguesia, instituições de ensino, associações, empresas e qualquer tipo de organizações privadas podem aderir ao programa, disponibilizando os seus espaços para acolher um Centro EUSOUDIGITAL numa rede de parceiros unidos com o mesmo propósito: levar a Internet a mais de um milhão de adultos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Festival de Francesinhas chega ao Seixal pela primeira vez

De carro, de barco, de comboio, de bicicleta... Todos os caminhos vão dar ao Seixal entre os dias 4 e 14 de novembro.

Governo vai reduzir o imposto sobre os combustíveis

E vai também fazer uma monitorização permanente da evolução dos preços.

Passatempo O Último Duelo – Temos 10 convites duplos para as antestreias em Lisboa e Matosinhos

O Último Duelo chega aos cinemas nacionais a 28 de outubro.