Estudo do Grupo LEGO revela que metade das crianças sentem desigualdades e preconceito por parte dos adultos

- Publicidade -

Os dados revelam também que é dada menos atenção às meninas no que toca a ideias criativas.

O Grupo LEGO levou a cabo um estudo para compreender como é que os adultos tratam as crianças e os dados revelam que, infelizmente, o preconceito social ainda existe e que são as meninas as mais afetadas pela desigualdade.

Numa amostra compreendida por 61.500 pais e crianças de 5 aos 12 anos, em 36 países, o estudo conclui que a pressão da perfeição e o vocabulário quotidiano representam um risco, especialmente para as meninas, impedindo-as de atingir todo o potencial criativo.

76% das crianças questionadas revelam-se confiantes nas suas capacidades criativas, contudo, o valor tende a decrescer com a idade e dois terços das meninas afirmam sentir-se inibidas de partilhar as suas ideias, com medo de errar ou de não atingir o perfecionismo. Algo que os 71% dos próprios pais concordam, devido a pressões sociais, sistemáticas e estigmas. Assim, as meninas têm maior dificuldade em expressar as suas ideias e criações, ao passo que os rapazes se sentem mais à vontade.

Quando as crianças têm medo de falhar, isso pode dificultar a sua vontade de explorar e pensar fora da caixa. Isto afeta a competência fulcral que é a confiança criativa — que pode transitar para a vida adulta. A confiança criativa é a autoconfiança para gerar ideias, correr riscos e contribuir com soluções únicas sem medo de falhar. Descobriu-se que é uma pedra angular do bem-estar, que aumenta a autoestima, reduzindo o stress e aumentando a felicidade, além de ser, segundo o Fórum Económico Mundial, uma competência valiosa em futuros locais de trabalho. Com mais de três quartos das meninas a aspirarem a trabalhar em áreas criativas, isto vem sublinhar a necessidade urgente de mudança”, partilha em comunicado Jennifer Wallace, investigadora de parentalidade formada em Harvard.

grupo lego 10 passos para promover a confianca criativa

Face a estes dados, o Grupo LEGO compromete-se com novas formas de interação com as crianças, através da adequação da linguagem da marca nos seus produtos e atividades, assim como o lançamento de oficinas gratuitas online e em lojas LEGO físicas, para ajudar as famílias a fomentar a confiança criativa por meio do poder da brincadeira e da linguagem do dia a dia. Uma dessas oficinas já foi lançada online, aqui, e pode ser explorada por pais e crianças.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados