O UFC é um evento à parte. Descubram aqui quais foram as três lutas mais assistidas da História!
Enquanto o UFC se orgulha de reunir as melhores lutas possíveis para descobrir quem é o melhor lutador do mundo, a organização também está focada em ganhar dinheiro.
Já lá vão os anos em que o UFC tentou e tentou para conseguir muito dinheiro em pay-per-views, com os programas da promoção a conseguirem atrair agora taxas de compra de mais de um milhão de dólares. Mas quem é a maior estrela na história do UFC e qual é o pay-per-view mais vendido na história do UFC?
Com nomes como Conor McGregor, Brock Lesnar, Ronda Rousey e Nate Diaz entre os lutadores de maior sucesso a entrarem na organização, essa é uma questão fascinante.
Contactámos a especialista em apostas MMA e UFC, Luiza Correia, que nos reuniu todas essas informações de maneira muito resumida e fácil de entender. Fica aqui o nosso agradecimento à autora, sobre a qual podem saber mais aqui.
Selecionámos os UFCs com maior receita de venda de pay-per-view. São eles:
- UFC 257
- UFC 264
- UFC 229
Com isso em mente, aqui estão os três pay-per-views mais vendidos da história do UFC.
UFC 257: Poirier vs. McGregor 2 (2021) – 1,6 milhão de compras de pay-per-view
Quando Conor McGregor voltou ao MMA em 2020, após dois anos afastado e ter destruído Donald Cerrone no UFC 246, ele imediatamente recuperou todo o brilho que havia perdido na derrota para Khabib Nurmagomedov.
Alegadamente, McGregor queria lutar em várias ocasiões naquele ano, mas a pandemia de COVID-19 pôs fim a essas ideias, forçando-o a sair por mais um ano. Não é novidade, porém, que a sua longa ausência não afetou o seu poder de atração.
‘The Notorious‘ voltou à ação em janeiro deste ano no UFC 257, enfrentando o velho rival Dustin Poirier, que havia derrotado originalmente em 2014. O UFC construiu o show para ser um dos maiores da promoção, especialmente por ter sido o primeiro a ter uma plateia completa ao vivo desde a pandemia.
Não foi nenhuma surpresa saber que o programa vendeu muito no pay-per-view, atraindo 1,6 milhão de compras. Milhões de pessoas assistiram a Poirier vingar-se do irlandês, deixando-o KO no segundo assalto. O show foi mais uma lembrança do insano poder de estrela de McGregor, mas também foi um sinal de que o próprio status de Poirier como cartão de visita estava a começar a crescer.
UFC 264: Poirier vs. McGregor 3 (2021) – 1,8 milhões de compras de pay-per-view
Os relatórios que saíram sugerem que o UFC 264 atraiu 1,8 milhão de compras de pay-per-view, tornando-se o segundo show mais vendido da história do UFC.
Esta luta não foi lucrativa somente para a organização, mas também para sites de apostas dedicados ao UFC, que viram a sua receita aumentar imenso na noite do evento. Caso queiram saber mais sobre apostas online do UFC, podem consultar a lista com os sites oficiais de apostas do UFC.
A taxa de compra monstruosa do UFC 264 mostra que Conor McGregor atingiu um nível de estrelato onde, pelo menos aparentemente, perdas, escândalos e uma queda no seu jogo de luta real não afetarão o quanto as pessoas o querem ver lutar.
Este é um contraste completo com nomes como Anderson Silva e Tito Ortiz, lutadores que já foram grandes estrelas, mas que viram o seu poder de venda diminuir lentamente à medida que foram tendo mais e mais derrotas nas suas carreiras.
McGregor foi levado ao KO rapidamente por Dustin Poirier no UFC 257 – apenas seis meses antes do UFC 264 – e, apesar de muitos fãs o escolherem para vencer a sua terceira luta, a verdade é que sempre foi improvável.
Poirier simplesmente parecia estar noutro nível em relação a “Notorious” naquela segunda luta, por isso não foi nenhuma surpresa quando o “Diamond” também derrotou McGregor neste terceiro encontro, embora o confronto tenha ficado marcado por uma lesão feia do irlandês. Mas o poder da estrela do irlandês simplesmente não pode ser subestimado nesta fase.
Numa luta que, provavelmente, nunca venceria, uma luta apoiada por um undercard menos do que estelar e uma que tínhamos visto apenas seis meses antes. E ainda assim teve números ridículos.
Se algum fã realmente acredita que o UFC vai tentar reduzir o salário de McGregor ou retirá-lo do jogo em breve, bom, é melhor que pensem duas vezes. O UFC 264 é a prova de que o lutador continua a ser o seu maior atrativo, e um show encabeçado por ‘Notorious’ contra um oponente desconhecido provavelmente ainda venderia muito.
UFC 229: Khabib vs. McGregor (2018) – 2,4 milhões de compras de pay-per-view
O pay-per-view mais vendido na história continua a ser o UFC 229 de 2018, que viu Khabib Nurmagomedov defender o seu título de pesos leves contra o ex-campeão Conor McGregor, o maior atrativo do UFC.
Com uma longa rixa para construir a atmosfera da luta, ficou claro que o clamor por Khabib contra McGregor havia atingido níveis nunca vistos antes no UFC. No entanto, poucas pessoas esperavam que ele utilizasse tão bem o pay-per-view.
A rivalidade de McGregor com Nate Diaz superou as expectativas de todos, mas o UFC 202 atraiu 1,6 milhão de compras de pay-per-view. Ninguém poderia sonhar que o UFC 229 fosse aumentar esse número em mais 800 mil vendas.
Claro, o evento em si acabou sendo um clássico absoluto, terminando com uma luta corpo-a-corpo no octógono depois de Khabib ter finalizado McGregor no quarto assalto. O mais fascinante do UFC 229 foi que todos os envolvidos saíram como uma espécie de vencedor.
O UFC obviamente arrecadou milhões de dólares com o evento, enquanto o poder de atração de McGregor não foi prejudicado pela sua derrota contra Khabib – mostrado pelo facto de que três dos cinco pay-per-views mais vendidos da história promocional foram encabeçados pelo irlandês depois do UFC 229.
Khabib, por outro lado, viu o seu poder de estrela aumentar drasticamente após a sua vitória sobre o ‘Notorious’.
Conclusão
Falem bem ou falem mal, a realidade é que McGregor é a maior estrela do UFC e, apesar de ter perdido as três lutas descritas neste artigo, o irlandês ainda atrai muito público – principalmente devido às suas atitudes polémicas.
Alguma das três lutas vos surpreendeu? Esperavam que outra estivesse no topo? Deixem as vossas opiniões nos comentários!