Estafetas manipulam GPS para ganharem vantagem nas plataformas de delivery

A Uber sabe disso e já começou a avisar quem está a “jogar sujo”.

- Publicidade -

Lembram-se da febre Pokémon GO? Quando o jogo surgiu, era frequente vermos pessoas na rua agarradas aos seus smartphones à procura dos monstros que iam surgindo nos pequenos ecrãs. Porém, e devido à cobertura, aqueles jogadores que viviam em zonas mais remotas, como aldeias e pequenas vilas, tinham dificuldades em encontrar Pokémon. Solução? Acabavam por recorrer a apps de Fake GPS, fazendo o jogo acreditar que se encontravam num determinado local mais povoado, quando na verdade nem sequer tinham saído de casa.

Na verdade, o uso deste tipo de aplicações até é mais frequente do que o que se possa pensar. Imaginem aquelas situações em que um determinado serviço oferece um voucher ou promo code aos habitantes desta ou daquela cidade. Ao recorrerem à manipulação do GPS e, consequentemente, a uma localização falsa, fazem o sistema acreditar que se encontram noutro local completamente diferente, sendo uma forma nada legítima de ter acesso a determinadas coisas.

Ora, podem não acreditar, mas a verdade é que até estafetas das plataformas de delivery, como é o caso da Uber Eats, estão a recorrer ao Fake GPS para ganharem vantagem perante outros estafetas.

manipulacao gps uber

Nesta imagem, pode ler-se o seguinte: “Detectámos que manipulou o sistema de GPS ao utilizar a aplicação do parceiro de entregas para prestar serviços de entregas. Recordamos que a manipulação do sistema GPS ao utilizar a aplicação do parceiro de entregas constitui fraude e representa uma violação do seu contrato e das Orientações de Comunidade. Caso este comportamento seja detectado novamente, a sua conta poderá vir a ser suspensa de forma temporária ou permanente.”

Por outras palavras, a Uber até está a ser simpática com estes estafetas que quiseram dar a volta ao sistema, dando-lhes uma uma segunda oportunidade e não aplicando logo a velha máxima da tolerância zero.

No caso da Uber/Uber Eats, fazendo o sistema acreditar que se encontram noutra localização, estes estafetas acabam por ganhar vantagem relativamente a outros, conseguindo mais pedidos de entrega do que o que seria de esperar, uma vez que, supostamente, estão mais perto de determinado local.

Ao que consta, há algum tempo que existem relatos deste tipo de situações. Finalmente, e pelo menos no caso da Uber, esta manipulação de GPS tem os dias contados.

- Publicidade -

11 Comentários

  1. É mesmo falta de respeito e ganância das pessoas que o fazem, pois na minha opinião quem utiliza se essas maroscas nas app delivery devia ser banido das plataformas de vez porque a desonestidade tem um limite e isto dos fakes gps ja passou disso.
    Todos precisamos do mesmo, não andamos a chuva, frio, e sol porque queremos mas sim porque ha contas para pagare filhos que precisam de tudo.
    Na minha opinião não devia haver segunda oportunidade para indevidos que pratiquem este tipo de acto desonesto e condeno veemente.
    Estou há 2 meses em Lisboa e isto é uma vegonha, porque em todo lado utilizam esse esquema, em 10 so 1 estafeta desgraçado que não utiliza, e certamente que ha muitos deles aqui a serem falsos e a comentar algo que eles proprios fazem.
    Em Odivelas todos os sítios têm estafetas que utilizam esse sistema desonesto que está prejudicar muitas famílias e no que depender de mim, onde eu tiver se detectar esse tipo de fraude eu vou denunciar na hora as pessoas em questão sem dó e nem piedade, porque isto ja é demais e eu sou prejudicado assim como muitos estafetas.

  2. We are operating an Uber eats in Vila França de Xira. Here 4-5 people have installed GPS system in their iPhone, due to which it is getting difficult to work here. Those who have installed GPS are going to make 100 to 120 euros every day and other people are making 30 – 40 euros. You are requested to get checked at Villa França de Xira. It will be so kind of you.

  3. Hi Guys, we are also facing the same problem in Vila Franca De Xira area Portugal, specially in Macdonald’s Vila Franca De Xira. Here 3-4 person who use fake GPS and taking most of the order and other’s courier only wait hours after hours to get one order. All the courier’s getting frustrated day after day as they only survive on Uber eats earnings. We don’t know what to do in this situation as we don’t have any way to inform Uber directly about this illegal activity. Please send us your feedback if anyone knows the way of informing Uber authorities regarding fake GPS user in Vila Franca De Xira, Portugal.

  4. Era simples acabar com isso, invés dos pedidos serem atribuídos por distância seria por área e por fila, quem está dentro de x área e a mais tempo sem pedido, o pedido seria atribuído a essa pessoa… Além de resolver isso resolvia o amontoado de estafetas a porta dos restaurantes ou shoppings onde tem mais pedidos! O sistema que usam para delivery é o mesmo mas modificado do driver (tvde) que faz sentido que seja por distância e não por área mas no delivery podia muito bem ser por área, maior parte das vezes a gente tem que esperar e tem!!!

    • Era muito fácil era a uber nao aceitar iPhones,tudo que travase o ponto.seria mais facil ate para eles acabarem com isso.so usarem android e ai era mais fácil detectar os gps fake

  5. Ja não era sem tempo, é uma falta de respeito com pessoas de bem que querem trabalhar e não conseguem por falta de espaço pois eles tomaram conta. O mais espantoso é que não escondem fazem mesmo a nossa frente espero que isso se resolva o mais rápido possível, obrigado

  6. Nao tem os dias contados porque eles estao mais espertos.
    Ja foi reportado a uber o esquema que fazem com o iphone e eles nada fazem.
    Digamos que os estafetas colocam-se numa posicao, atrasam a hora do iphone e o ponto gps deles nao mexe mais e isso faz com que os restantes estafetas com gps que oscilam sempre um pouco nao recebam pedidos.
    Digamos que existem estafetas a fazer 100/120eur por dia, enquanto outros que estao ao lado deles fazem 30eur.
    Estafetas denunciam, restaurantes denunciam, e os respetivos estafetas continuam sem problemas.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Uber Eats junta-se a várias marcas para entregar testes rápidos em casa

Podem escolher tanto testes PCR como antigénio.

Uber Eats acaba de ficar disponível na Nazaré

O serviço já cobre mais de 70% da população portuguesa, estando disponível em mais de 80 cidades nacionais.

Uber Eats já recolhe refeições de mais de 40 lojas Continente nas zonas da grande Lisboa e grande Porto

Até 20 de julho, está em vigor uma promoção especial de 2x1 em todas as refeições quentes.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

As formas com que os burlões enganam clientes na Booking

O objetivo final é roubar o dinheiro dos utilizadores. Explicamos esta burla ao pormenor.

Já sabemos onde a Croissant da Vila vai abrir mais uma loja em Lisboa

Até ao final do ano, a marca quer abrir mais seis lojas no centro da capital.

Dopesick ganha data de estreia no Disney+

E não falta assim tanto.