Estação Ferroviária de Santa Apolónia transforma-se em hotel de 5 estrelas

- Publicidade -

Conta com 126 quartos, um restaurante, bar, sala VIP para eventos reuniões e uma sala de fitness.

A Estação Ferroviária de Santa Apolónia abre portas, no dia 7 de fevereiro, a uma viagem no The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel, uma nova unidade hoteleira de cinco estrelas na cidade de Lisboa, que convida a um embarque pela história de um dos mais icónicos edifícios da ferrovia portuguesa.

O projeto visou a reabilitação de uma parte do edifício da estação que atualmente não se encontrava em utilização e que não era essencial para a prestação do serviço de transporte ferroviário. Tratou-se de um investimento realizado ao abrigo de um contrato de subconcessão celebrado entre a IP Património (IPP) e a Sonae Capital, para instalação e exploração da unidade hoteleira, permitindo transformar os cerca de 10 mil m2 de construção distribuídos pela ala nascente e pisos superiores do corpo central da estação, no novo hotel do grupo The Editory Collection Hotels.

A arquitetura afirma-se numa fachada de linhas sóbrias em tom bordeaux, onde se destaca na frente ribeirinha, com maior expressão, a cantaria original e os detalhes decorativos originais que marcam aquela construção de estilo neoclássico. Mesmo em frente ao novo Terminal de Cruzeiros e em plena Avenida Infante D. Henrique, o The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel aposta num regresso à história da ferrovia portuguesa e ao seu imenso legado de ligação regional.

Com os tons de azul a definir a paleta dos corredores e dos quartos, o The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel desvenda-se em três pisos com 11 tipologias distintas de quartos – existem 126 ao todo – de decoração clássica que se revelam acolhedores, espaçosos, sóbrios, com pormenores vintage e muitos detalhes temáticos inspirados nas antigas carruagens.

Tratando-se de um design hotel, cumpre o compromisso de dotar cada quarto de uma imagem própria, em que as linhas do mobiliário, a seleção das fotografias históricas, os adereços utilizados, a recuperação de vitrais e clarabóias originais e o equilíbrio de luminosidade se fazem com elegância e sofisticação.

Já o restaurante do hotel, o Locomotiv, assume-se como uma ode à autenticidade: com uma carta repleta de opções de fun dining para partilhar, os pratos são inspirados nos produtos que representam fielmente as várias linhas de ligação regional que convergem na Estação de Santa Apolónia.

Produtos sazonais e sabores exclusivos de vários pontos do país servem de inspiração ao chef André Silva para criar propostas contemporâneas de matriz regional que harmonizam com uma carta de vinhos portugueses das diferentes Regiões. São cerca de 500 m2 que se dividem entre a zona de estar e o restaurante com cozinha aberta a evocar uma bilheteira com janelas para a própria estação.

Com capacidade para 122 lugares sentados e a funcionar diariamente entre as 7h e a 01h, sugere um embarque num espaço amplo com almoços executivos e jantares à carta. Um imponente bar ao centro recria, de forma requintada, um ambiente que remete para o interior de uma carruagem-bar, com uma carta de merendas a cumprir a fiel tarefa de oferecer opções que ilustram as diversas matérias-primas regionais que chegam por via-férrea a Santa Apolónia.

Há ainda uma sala VIP de 55 m2 e capacidade para 30 pessoas. Esta sala acolhe reuniões e eventos sob um magnífico teto de estuque do século XIX, totalmente recuperado de acordo com a traça original. Com luz natural e meios tecnológicos para a realização de reuniões com projeção sem recurso a ligações por cabo ou wireless, a Sala Nobre é um espaço intimista onde a lareira em pedra e o lambril em madeira mantêm a autenticidade, permitindo acolher eventos exclusivos para pequenos grupos, beneficiando da proximidade à zona de bar e restaurante.

Ainda em relação à comida, e uma vez que existe room service disponível em permanência, é possível saborear no quarto uma seleção de sabores portugueses by chef André Silva a qualquer hora. Entre as comodidades, destaca-se ainda a sala de fitness no piso 0, com vários equipamentos para treino e acesso com chave eletrónica, 24 horas por dia, a todos os hóspedes.

O hotel dispõe de 20 lugares de estacionamento, Wi-Fi gratuito e um conjunto de atividades a poucos minutos de distância para diferentes gostos e experiências. Marcada pelo ritmo de partidas e de chegadas, desenhada em linhas que se estendem a tantos outros pontos do mapa, Santa Apolónia acolhe agora um hotel que garante a descoberta do país a partir de Lisboa.

O investimento nesta nova unidade hoteleira foi de 12 milhões de euros.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados