Estação Intermodal de Coimbra só deverá estar pronta em 2030

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Caso não existam atrasos, isto é.

Foi apresentada na passada sexta-feira, dia 15 de março, na Câmara Municipal de Coimbra, a proposta proposta preliminar do Plano de Pormenor da Estação (PP) Intermodal de Coimbra.

Realizada por Joan Busquets e a sua equipa, a proposta preliminar do Plano de Pormenor da Estação Intermodal de Coimbra prevê uma Estação Intermodal, através de um edifício ponte, espaço para uma nova gare rodoviária (a atual está na Avenida Fernão de Magalhães) e um repensar da ligação de toda a zona poente de Coimbra à zona central da cidade, nomeadamente à Baixa. Além disso, estão ainda previstos três edifícios que servirão como pontos de referência e de diálogo com o resto da cidade, com espaços de escritórios ou habitações.

O plano prevê também uma ligação entre pequenos pontos de zonas verdes, com a Mata Nacional do Choupal, e um corredor verde por baixo do viaduto do IC2, na zona da Casa do Sal, tornando mais fácil a ligação pedonal ou de bicicleta à futura estação, que tanto poderá ser feita por essa zona, como a partir do passeio ribeirinho, junto ao Mondego, e que passa depois perto do Choupal, onde se prevê um outro aproveitamento do espaço público.

Quanto a datas, o objetivo é lançar a primeira da Estação Intermodal de Coimbra deverá ser lançada em finais de 2025 ou no início de 2026, estimando-se o final da construção algures durante 2030.

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