Esta intervenção integra o plano de beneficiação e requalificação que a IP tem em curso em várias estações da área urbana e suburbana de Lisboa.
Foi finalizada a empreitada de reabilitação na Estação Ferroviária de Alverca, na Linha do Norte. A intervenção teve como objetivo a melhoria das condições oferecidas aos milhares de utentes que diariamente utilizam a Estação para acesso ao transporte ferroviário.
No âmbito da obra foi executado o reforço de fundações do corpo do edifício de passageiros, com recurso a micro-estacas, bem como a sua beneficiação geral, no que concerne à impermeabilização, substituição de coberturas e vãos envidraçados, e tratamento de elementos metálicos.
Foram igualmente intervencionadas as estruturas metálicas e coberturas das plataformas de passageiros, e instalada iluminação LED.
Esta intervenção integra o plano de beneficiação e requalificação que a IP – Infraestruturas de Portugal tem em curso em várias estações da área urbana e suburbana de Lisboa, entre elas a Gare do Oriente, Entrecampos, Sete Rios e Campolide, tendo como principais objetivos adequar os espaços às novas exigências em termos de acessibilidade, funcionalidade, conforto, segurança e serviços oferecidos aos passageiros.
O custo desta intervenção foi de 750.000€.
Não fossem as más escolhas, a política de interesses e os lobyes, estariamos certamente a celebrar esta obra como uma mais valia para o novo Aeroporto de Alverca, que como os especialistas já vieram afirmar, seria muito melhor, mais barato e com melhores acessibilidades que qualquer uma das outras localizações, sem conflitos ambientais e pronto a utilizar muito mais cedo. Assim os políticos dessem ouvidos aos verdadeiros técnicos e especialistas.