A classificação é da European Best Destinations.
A Estação de São Bento foi eleita a sétima estação ferroviária mais bonita da Europa pela revista European Best Destinations.
Localizada no antigo Largo da Feira de São Bento, junto à Muralha Fernandina, a construção da estação obrigou à demolição do quinhentista Convento de São Bento de Ave-Maria e deu início a novas dinâmicas na configuração do Centro Histórico do Porto. Encomenda da Companhia dos Caminhos de Ferro do Estado, o edifício veio substituir as instalações provisórias para passageiros, em madeira, inauguradas em 7 de novembro de 1896.
A construção iniciou-se em 1903, com projeto do arquiteto José Marques da Silva, tendo a inauguração ocorrido em 5 de outubro de 1916. A sua arquitetura é considerada um “monumento formador da identidade urbana” do Porto pela “introdução nas práticas construtivas da cidade um gosto inédito”.
O edifício tem forma de “U” e liga o centro da cidade à Estação de Campanhã através de três túneis, sendo também a estação de partida para a Linha do Minho.
As paredes do átrio do edifício de passageiros estão cobertas por mais de 22 mil azulejos – a maior representação de azulejos da rede ferroviária nacional – , de autoria de Jorge Colaço, pintados entre 1905 e 1908, que representam uma cronologia dos meios de transporte, vários mitos e quadros da História de Portugal, cenas de trabalho campestre e costumes etnográficos, bem como uma alegoria ao caminho de ferro. Os painéis de azulejos foram executados na Real Fábrica de Louça de Sacavém, ao gosto nacionalista e historicista, caraterístico do início do século XX. Cobrem por completo as paredes do átrio, integrados na arquitetura pelo emolduramento de granito que reveste os vãos, organizando-se segundo uma hierarquia vertical, ora em policromia ora em composições monocromáticas
A Estação de São Bento é um dos mais visitados edifícios da Invicta, com vários prémios e distinções.
Para além da Estação na Invicta, as 9 estações mais emblemáticas e bonitas da Europa são:
- Em décimo lugar, a Estação Milano Centrale (Milão, Itália);
- Em nono lugar, a Estação Gare de Lyon (Paris, França);
- Em oitavo lugar, a Estação St. Pancras (Londres, Inglaterra);
- Em sexto lugar, a Estação Limoges-Bénédictins (Limoges, França);
- Em quinto lugar, a Estação Zagreb Glavni Kolodvor (Zagreb, Croácia);
- Em quarto lugar, a Estação Haydarpasa (Istambul, Turquia);
- Em terceiro lugar, a Estação Antuérpia Central (Antuérpia, Bélgica);
- Em segundo lugar, a Estação Atocha (Madrid, Espanha);
- Em primeiro lugar, a Estação Liège-Guillemins (Liège, Bélgica).