Uma obra que demorou bem mais que o inicialmente previsto.
Estávamos a 8 de março de 2017 quando, no Parlamento, o ministro do Ambiente anunciava que a estação de metro de Arroios ia encerrar a 19 de julho desse ano. Mas e quando se pensava que as obras iam demorar somente ano e meio, afinal estenderam-se para lá do dobro. Porquê? É que, com o atraso dos trabalhos, o Metro de Lisboa viu-se obrigado a mudar de empreiteiro.
Assim, quando a conclusão das obras estava prevista para o primeiro semestre de 2019, o Metropolitano de Lisboa acabou por rescindir contrato com a empresa responsável pelas obras, tendo adjudicado um novo concurso em setembro desse mesmo ano. Já a consignação da “nova” empreitada foi assinada em janeiro de 2020, com a previsão de que as obras decorressem durante 18 meses a partir de então. Daí toda esta demora
Agora, a duas semanas das eleições autárquicas, eis que a tão ansiada abertura vai finalmente acontecer. E é já esta terça-feira, dia 14 de setembro.
Os trabalhos de ampliação e renovação da estação Arroios tiveram como principal objetivo ampliar o cais para receber composições de seis carruagens e dotar a estação de três elevadores para acesso de pessoas de mobilidade condicionada, garantindo uma acessibilidade plena nesta estação e a melhoria da qualidade de serviço em toda a rede do Metropolitano de Lisboa.
A remodelação desta estação contemplou, igualmente, a reformulação dos átrios e a reorganização dos espaços de apoio à exploração.